Rilke em prosa
Organizada e traduzida por Claudia Cavalcanti, a compilação A Melodia das Coisasreúne facetas pouco conhecidas de Rainer Maria Rilke, o autor de Cartas ao Jovem Poeta, considerado o maior poeta alemão. Além do ensaio que dá nome ao livro – no qual um Rilke aspirante a crítico de arte discorre sobre a influência de Cézanne e Rodin para atingir equilíbrio na própria vida -, o livro ainda traz cartas, contos e até uma resenha da obra Os Buddenbrooks, de Thomas Mann, assinada por Rilke, em 1902.
A Melodia das Coisas, Rainer Maria Rilke, Estação Liberdade, 232 páginas
|
|
Relações controversas
“O mais autorizado escritor entre os historiadores dedicados às relações internacionais do Brasil nos séculos 19 e 20.” Definido assim por Rubens Barbosa – ex-embaixador do Brasil nos EUA -, o professor Moniz Bandeira produziu ampla obra dedicada a esmiuçar relações entre a maior potência do século 20 e países latino-americanos, como o Brasil e a Argentina. Em Brasil-Estados Unidos: a Rivalidade Emergente, ele traça quatro décadas de ações bilaterais, marcadas por turbulência política nos dois países.
Brasil-Estados Unidos: a Rivalidade Emergente, Luiz Alberto Moniz Bandeira, Civilização Brasileira, 282 páginas
|
|
Lições eternas
A professora e poeta Lupe Cotrim acaba de ganhar generosa biografia. Ela integrou a equipe de professores que idealizaram a ECA (Escola de Comunicação e Arte da USP) e morreu precocemente, em 1970, aos 36 anos, vítima de câncer de mama, deixando desolada uma legião de admiradores – alunos, intelectuais e políticos. Estrela Breveresulta de intensa pesquisa de sua ex-aluna e doutora em Literatura Brasileira, Leila V.B. Gouvêa, vencedora do prêmio Jabuti de Teoria e Crítica Literária, de 2009 por Pensamento e “Lirismo Puro” na Poesia de Cecília Meireles.Estrela Breve: Lupe Cotrim, uma Biografia Literária, Leila. V.B. Gouvêa, Imprensa Oficial, 320 páginas
|
|
|
Deixe um comentário