“Por acaso pode o Obama ficar bisbilhotando as conversas da Dilma em nome da democracia? Cadê a decisão judicial que permitiu isso?”, questionou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, dia 11, no fórum Um mundo sem fome: estratégias de superação da miséria, que contou com representantes da América Latina e da África.
Lula sugeriu ainda a criação de um órgão multinacional em que países de todos os continentes tenham poder para tomar decisões. “O mundo não pode ser vítima da decisão de um único país”, explicou. A iniciativa seria uma forma de combater o domínio dos Estados Unidos sobre os demais países e a aparente inércia de organismos internacionais, como a ONU, diante de conflitos entre nações.
Nesta segunda-feira, 09 de setembro, a presidenta Dilma Rousseff publicou uma nota oficial sobre os casos de espionagem na qual afirmou que o governo tomará “todas as medidas para proteger o País”. Hoje, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, conversa com Susan Rice, conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, para receber explicações sobre a violação das comunicações do governo.
Deixe um comentário