Lula fala sobre os protestos no Brasil em seu primeiro artigo no NYT

Helio Campos Melo

Hoje foi publicado no site do New York Times o primeiro artigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que trata das manifestações ocorridas no Brasil. “Enquanto a sociedade entrou na era digital a política permanece analógica”, afirma Lula, além de defender também que os protestos não foram causados por uma “rejeição à política” e sim pelo oposto: “eles refletem o desejo de ampliar o alcance da democracia, para encorajar o povo a ser mais envolvido”.  

Em seu artigo, além de defender a reforma política – agenda do seu partido – o ex-presidente ainda afirma que é preciso uma renovação no modo de fazer política: “Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que ajudei a fundar e que tem contribuído muito para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de uma profunda renovação. É preciso recuperar suas ligações diárias com os movimentos sociais, oferecer novas soluções para novos problemas, e fazer as duas coisas sem tratar os jovens de forma paternalista”.

Leia o artigo na íntegra no New York Times, ou se preferir leia tradução feita pelo Conversa Afiada.

A mídia vem cobrando Lula um posicionamento sobre as reivindicações. Em sua coluna, Eliane Catanhêde chegou a perguntar “Cadê o Lula?“, reforçando o coro da direita nas redes. O ex-presidente falou pela primeira vez em público sobre os protestos que se espalharam pelo Brasil e surpreenderam o mundo, durante o encontro Rumo ao Renascimento Africano: Novas Abordagens Unificadas para Erradicar a Fome na África até 2025, que aconteceu no final do mês de junho, em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Dois dias depois, em entrevista exclusiva à Brasileiros, ainda em Adis Abeba, Lula afirmou que o povo tem razão em reclamar. “As pessoas podem querer mais ou querer menos, podem até querer exageros, mas isso é positivo. É bom para que se faça nova consertação no País”, disse o ex-presidente. 

Leia a coluna de Ricardo Kotscho, no R7, Lula rompe silêncio e diz que será só cabo eleitoral. 

Lula também defendeu que a presidenta Dilma Rousseff tem dialogado e vem sendo solidária com aqueles que se manifestam pacificamente. Sobre a queda do índice de popularidade de Dilma, ele afirma: “Não é a presidenta. O terremoto que aconteceu no País pegou tudo. Pegou desde a imprensa, que estava perplexa e depois virou apoiadora do movimento, até o Congresso Nacional. Pegou todo mundo, os políticos, os prefeitos, como se fosse um vulcão em erupção. Quem estava ali na frente foi se queimando”.

Leia a entrevista completa na edição número 72 da Revista Brasileiros que já está nas bancas.


Comentários

9 respostas para “Lula fala sobre os protestos no Brasil em seu primeiro artigo no NYT”

  1. Avatar de cesar roverão
    cesar roverão

    LULA aproveite melhor seu tempo e vá estudar e ler só um pouquinho, porque vc numca trabalhou e estudou, fica dificil para vc se expressar e para nós te entender.

  2. Avatar de cesar roverão
    cesar roverão

    É uma pena que o povo que vive do bolsa miséria, não leia matérias como esta ou é facilmente enganado pelo governo ladrãoque ai esta, maior numero de ministérios gastos excessivos com funcionários, recorde de queda de ministros ladrões e para fechar maios escandalo de roubo de dinheiro público da História MENSALÂO.

  3. Sr. Waded, a solução tem que vir de cima; não adianta nada cobrar dos governos municipal e estadual. O governo federal tem que fazer a sua parte. A presidente Dilma tem atualmente 39 ministérios que deveriam estar trabalhando para mudar a situação vergonhosa do país, ao invés disso, os ministérios se transformaram em cabide de emprego para políticos aliados. O Lula conseguiu enganar o povo por 2 mandatos, distribuindo bolsa família e outras benesses. Enquanto isso o país perece de infraestrutura; a saúde está na UTI, a Educação é uma das piores do mundo, a segurança virou um caos; e a única coisa que o governo federal faz é por a culpa nos outros…

  4. Avatar de Waded Schbib Hany
    Waded Schbib Hany

    Que bom que a mídia está se abrindo para escutar o nosso Lula! Os enrg

    Parabéns ! É bom saber que a mídia está se abrindo para uma minoria, que normalmente renega(a esquerda)! Muito boa notícia! Em relação aos comentários, permitam-me externar minha opinião: estamos vivendo a ditadura da direita! Dos mascarados, que ocultam não só seus rostos, mas sua identidade ideológica e se e se expressam com a mesma truculência, dos governos militares! Uma ditadura de uma juventude que cobra do governo federal o que deveria cobrar dos governos municipais e estaduais. Da imposição dos que pensam que fazer baderna e quebradeira, é fazer revolução!

  5. Avatar de Waded Schbib Hany
    Waded Schbib Hany

    Não gosto como se referem sem respeito do Lula, ex-presidente. No mínimo foi presidente de um pais! No caso de Lula, foi duas vezes. E, em se tratando do Brasil, ele foi votado para tal. Então, trata-se de uma instituição que herdou uma posição social de um cargo devidamente outorgado por um povo que acreditou e acredita nele. Portanto, vamos nos referir a ele com respeita dona Leticia Martelle Maynard. Não seja ingênua de acreditar que você pode escrever o que der na telha e os demais vão bater palmas.

  6. Leticia,
    Não adianta você querer mostrar a verdade para quem não quer enxergar. Tudo que você disse é muito obvio para nós
    que vivemos a realidade do País; diferente de pessoas energúmenas que tem coragem de defender esse canalha do Lularapio.

  7. Avatar de bet nascimento
    bet nascimento

    Cara leticia Maynard,
    vc deveria sair do senso comum da grande mídia e deixar de repetir o jargão dos conservadores.
    Procure ler artigos mais substanciosos e sair da zona de conforto da queixa que não contribui em nada para o entendimento deste momento que vivemos no brasil e no mundo.

  8. O povo protesta contra a corrupção na política, a inércia quanto à economia e a negligência do governo nos últimos anos quanto educação. Será que a população está aprendendo a ser autodidata, e neste processo descobriu o que é uma falácia?

  9. Avatar de Leticia Martelle Maynard
    Leticia Martelle Maynard

    OPORTUNISTA NATO !!
    Já observaram que Lula nos últimos dias tem discursado a favor dos gritos de Ruas e se comportando como se ele nada tivesse a vê com o governo incompetente que ai estar?
    Já observaram que Lula tem se mostrado parcial as manifestações tentando se esquivar de qualquer responsabilidade com o governo que ai estar para tentar deixar transparecer para o povo que ele nada tem a vê com o governo Dilma?
    O Cara é de um oportunismo absoluto, de um cinismo escancarado, e de uma cara de pau absurda. Esse é o Lula, tinha que ser ele, ninguém com tanta propriedade para tanto Cinismo e Cara de Pau.
    O mais interessante, é que o senhor Lula(Cínico) subestima a inteligência do povo quando procura se comportar como se fizesse parte desses milhões de brasileiros os quais foram as ruas para manifestar seus desejos e indignações contra o mesmo governo que Lula hoje tenta se mostrar indiferente(Quanto Cinismo).
    Porque Lula discursa nos meios de comunicação se apresentando como vitima desse mesmo governo o qual ele faz parte?
    Porque Lula hoje discursa em pro dos gritos das ruas e contra o governo o qual ele faz parte como se nada tivesse a vê ?
    A quem Lula acha que engana?
    Até onde vai o cinismo desse senhor, quando se comporta como vitima a conjuntura da situação atual a qual atravessa nosso pais?
    Porque Lula subestima a inteligência do povo achando que somos todos burros e só ele é o inteligente?
    Nem nessa hora ele sabe se comportar com dignidade, caráter e lealdade aos seus companheiros de governo e partido?
    Pobre homem, pobre alma !
    Resumindo: Lula é capaz de crucificar o Governo Dilma de maneira indireta , só para que ele não seja afetado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.