Mac USP comemora 50 anos com ampliação de nova sede

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC USP, em parceria com o do Ministério da Cultura, abriu as portas do seu Anexo Original trazendo as exposições individuais de Carlito Carvalhosa, a instalação Sala de Espera; e a mostra Obra, composta por 12 fotografias de Mauro Restiffe. A inauguração da nova área marca mais uma etapa das comemorações do cinquentenário do museu.

A Obra, de Restiffe, é resultado de três anos acompanhando todas as etapas da reforma do complexo arquitetônico projetado por Niemeyer que hoje abriga a MAC. No período, o artista fez mais de 1.500 fotografias todas em preto e branco e destas selecionou 12 imagens para a mostra.

Uma das imagens de Obra, de Mauro Restiffe

Falando sobre a mostra, o diretor do Museu Tadeu Chiarelli ressaltou o caráter “mais interpretativo do que documental” da fotografia.  “Uma determinada circunstância espaço-temporal captada não é, e nunca será, eterna como documento, mas buscará a improvável mas ainda desejada eternidade da obra”, disse.

Também com base nos elementos arquitetônicos originais de Niemeyer, principalmente as colunas que formam o cubo branco do Museu, Carlito Carvalhosa criou a instalação Sala de Espera. Na exposição, ele cria um jogo entre a série de colunas de Niemeyer e antigos postes de madeira instalados em posições que variam entre o horizontal e o oblíquo. Segundo Chiarelli, deste diálogo entre o espaço branco e o movimento dos postes é que dá sentido à obra. “O espaço que havia se tornado recluso, quase uma sala de espera, revela-se um lugar de ação, de percepção participativa e conscientizadora”, diz Chiarelli.

Sala de Espera, de Carlito Carvalhosa

As exposições têm apoio da Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea da USP (AAMAC), patrocínio da Sabesp – Governo do Estado de São Paulo e produção do ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.