Já está confirmado: Maria Bethânia vai abrir a 8a edição da Fliporto (Festa Literária Internacional de Pernambuco), que acontecerá entre os dias 15 e 18 deste mês em Olinda, Pernambuco. Em Bethânia e as Palavras, a cantora vai mesclar canções e recital poético de autores consagrados, como Manuel Bandeira e Cecília Meireles, além de textos próprios.
A festa, cujo tema é A Vida é um Espetáculo, vai homenagear Nelson Rodrigues (1912-1980), escritor e jornalista que, neste ano, faria 100 anos, propondo um intenso debate sobre literatura e teatro. Além de Bethânia, estão confirmadas as presenças de Ruy Castro (autor de O Anjo Pornográfico – A Vida de Nelson Rodrigues), José Castelo (Inventário das Sombras), Mia Couto (Último Voo do Flamingo) e Heloisa Seixas (O Lugar Escuro), entre outros escritores. Os destaques internacionais são Barry Miles, biógrafo britânico; Robert Darnton, historiador cultural americano; e Cory Doctorow, jornalista e escritor canadense. Ariano Suassuna, também escritor e jornalista, vai ser o responsável pelo encerramento.
A Fliporto deste ano inaugura a E-Porto Party. Trata-se da primeira feira do livro eletrônico, inovação e tecnologia em educação do Nordeste, que vai trazer as tendências do mundo virtual. Como acontece já há algumas edições, também acontecerá o Prêmio TOC140, voltado para os internautas interessados em poesia e redes sociais.
Mas a 8a edição da festa em Olinda não termina aí. Neste ano, o evento contará também com a 3a Feira do Livro de Pernambuco, com exposição e comercialização de diversos títulos. Além disso, ocorrerá ainda a EcoFliporto, braço ecológico da Fliporto, coordenado pelo fotógrafo Marcus Prado, que visa a preservação e educação ambiental. Quem estiver por Olinda, não pode perder a Fliporto Gastronomia (circuito que movimenta a rede de restaurantes e bares da cidade), a Fliporto Criança (que, novamente, vai trazer programação intensa para os pequenos) e a Fliporto Nova Geração (participarão os escritores Alexandre de Castro Gomes, Cristina Villaça, Paula Pimenta e Thalita Rebouças, além dos ilustradores Silvino e Cris Alhadef).
No ano passado, a Fliporto recebeu cerca de 80 mil pessoas durante os cinco dias de evento. A movimentação financeira em Olinda foi em torno de R$ 10 milhões, beneficiando os setores hoteleiro, gastronômico e, principalmente, editorial. A Feira do Livro, por exemplo, envolveu 15 editoras e registrou comercialização superior a 15 mil títulos.
Deixe um comentário