Mantega quer antecipar aprovação de projeto que reduzirá tarifas

Em medida emergencial, para tentar conter as manifestações que, impulsionadas pelo aumento das tarifas de transporte público em diversas capitais, tomaram conta do País, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, está neste momento reunido em Brasília, com parlamentares, para discutir a antecipação da aprovação de projeto de lei que tramita no Congresso para desonerar e reduzir tarifas do transporte público.

Estão reunidos com Mantega, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), e o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), relator do projeto que prevê a desoneração de impostos federais sobre o diesel, máquinas e equipamentos, além de tributos estaduais e municipais que incidem sobre os transportes.

A antecipação da aprovação do projeto – que deverá ser votado na próxima semana – pretende atender o “clamor popular”, como afirmou Zarattini. Caso tal medida seja aprov, as passagens em todo o País podem ter uma redução de 7% a 15%. No entanto, essa redução poderá ser limitada ao teto de 8% em estados em que os impostos municipais já foram zerados, como São Paulo – o que levaria a passagem na cidade dos atuais R$ 3,20 para R$ 2,95.

“Se não houvesse manifestações, a chance desse projeto ser aprovado era zero, porque todo mundo (governos federal, estaduais e municipais) perde alguma coisa de receita. Agora, essas manifestações de estudantes pelo Brasil estão criando um clima que esse projeto vai ser aprovado”, disse Farias, que foi ex-presidente da UNE e liderou as manifestações estudantis que resultaram no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.