Mar de Imagens

Vai até o dia 18 de setembro a 5ª edição do SP-Arte/Photo, no 9º andar do Shopping Iguatemi, em São Paulo. São 750 imagens divididas em 25 galerias, dez a mais que ano passado. Nesta edição, jovens talentos se misturam às imagens de fotógrafos já consagrados e novas galerias fazem sua entrada nesta que é a mais importante feira de fotografia do Brasil. Um lugar para colecionadores e para quem quer ingressar no mundo do colecionismo fotográfico, visto que a fotografia se assume cada vez mais como a expressão do momento. Galerias, que até cinco anos não se ocupavam com essa forma de arte, – ou melhor, expressão autônoma -, cada vez mais abrem espaço em suas paredes e em suas páginas da internet para a divulgação de imagens fotográficas. Corredores, stands, grandes e pequenos espaços apresentam uma multiplicidade de possibilidades de imagens. Temáticas que se assemelham, obras muitas vezes banais e vazias, como as do italiano Massimo Vitali. Grandes espaços de praias e locais sem nenhuma identidade, frios e sem sentido, se alternam com belas surpresas ou com a coragem de quem ainda insiste – ainda bem – em expor uma fotografia que parece relegada ao passado, mas que ainda nos traz a magia e o glamour, como as fotos que a Galeria FASS mostra de Annemarie Heinrich, fotógrafa alemã que trabalhou no começo do século passado em Buenos Aires, que se expressam pelo olhar fotográfico da autora. Trabalhos que contrastam com imagens mais contemporâneas, como as do Julio Bittencourt, na Galeria da Gávea (RJ) e na 1500 Gallery (NY), e as paisagens conceituais de Marcelo Moscheta, da Galeria Leme.
[nggallery id=13916]

Um mar de imagens em que, muitas vezes, a impressão do déjà vu se impõe. Passando rapidamente pelos stands, temos a impressão que as imagens são as mesmas e se sucedem. Com uma nova passagem mais cuidadosa, percebemos que muitas imagens se repetem mesmo, como vários modismos, e o truque tecnológico se sobrepõe a um discurso que talvez nem exista. Uma linha estética que vem se estabelecendo cada vez mais na contemporaneidade que potencializa bons e péssimos trabalhos na mesma linha. Destaques sempre existem, como as imagens do mineiro João Castilho, na Zipper Galeria e na 1500 Gallery (NY), – talvez o que de mais interessante tenhamos visto nos últimos tempos. Imagens maduras, seguras que não se perdem e nem se esvaziam.

Entre as novas galerias que se apresentam com propostas para cortar as amarras de um mercado de arte já viciado, estão presentes: Escritório de Fotografias Luiz Porchat, Fotospot, Lume Photos e Motor, que apesar de presenciais, apostam suas vendas pela Internet.

Mais uma vez, Fernanda Feitosa, aposta na fotografia e em sua possibilidade como arte e, para isso, neste ano também organizou, em parceria com Denise Gadelha, artista e professora de arte, um ciclo de palestras para discutir o momento do mercado da arte e da produção artística mundial.

Também durante o período da feira, o público poderá participar de lançamentos de livros. No dia 15 de setembro, a partir das 19 horas, acontece o lançamento do infantil Imitabichos, ilustrado por Aleksandr Rodtchenko e escrito por Serguéi Tretiakóv, editado pela Cosac Naify. O novo livro do fotógrafo Pedro Martinelli também será lançado na feira. Martinelli, Pedro, da editora Terra Virgem, contará com a presença do fotógrafo para autografar a obra no dia 17, sábado, a partir de 17h30.

Fica a certeza, porém, de que temos neste espaço a possibilidade de conhecer e ver de perto o que se produz, como se produz e por onde o mercado anda. Vale a pena ver!


SP-Arte/Foto 2011
Shopping Iguatemi – São Paulo
Av. Brig. Faria Lima, 2232

Visitação: 15 a 18 de setembro
Dias 15 e 16, das 16h às 22h
Dias 17 e 18, das 14h às 20h



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.