Marketing sustentável

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, um assunto que, felizmente, até por uma necessidade imediata, está na moda, é a sustentabilidade. Nessa terça-feira (2 de junho), começou na Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), a Unomarketing, a Feira e Seminário de Marketing Sustentável. Com um formato diferente e interessante, as mesas de debate contam com um “inspirador”, responsável por fazer o discurso inicial, que servirá de base para os “multiplicadores” entrarem e fazerem suas observações. Por fim, o “sintetizador” faz suas impressões finais sobre o tema debatido na mesa.

O 1° painel da Unomarketing contou com o colombiano Jaime Jaramilo como inspirador, ou melhor, Papa Jaime, como é carinhosamente reconhecido por seu trabalho com crianças carentes e que até lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz. Após passar um vídeo e contar algumas histórias emocionantes e chocantes sobre sua trajetória, o colombiano passou a palavra para os multiplicadores. A publicitária Christina Carvalho Pinto falou de sua mudança de pensamento em relação aos produtos que ela ajudava a vender, por meio das propagandas. A publicitária começou a se preocupar muito mais com o tipo de empresa que atendia.

Em seguida, a crise financeira mundial foi abordada. “Essa crise se manifesta financeiramente, porém é fruto de falhas morais e éticas”, disse Albert Alcouloumbre Jr., da Rede Globo. Representando a Petrobrás, Eraldo Carneiro tomou a palavra e deixou uma mensagem: “Nosso desafio enquanto comunicadores é interferir e transformar a realidade em que vivemos”. Para terminar, Papa Jaime indicou o caminho capaz de nos levar ao nosso objetivo. “Temos que trabalhar para sermos mestres de nossas mentes e discípulos de nossos corações”, finalizou.

A segunda mesa foi mais focada na publicidade e seu papel na construção da imagem sustentável. O inspirador Yacoff Sarkovas, da Significa, entrou reforçando esse conceito. “A propaganda é responsável por gerar uma conscientização emocional em relação a sustentabilidade”, disse. O sintetizador Luiz Lara, da Lew Lara, assumiu e arredondou um pouco a complexa palestra de slides de Yacoff, mas rapidamente passou a palavra para os multiplicadores.

Paulo Lima, da Editora Trip, foi o primeiro. Ele lembrou que, apesar de algumas empresas estarem realmente se empenhando na questão sustentável, outras parecem apenas criar uma imagem para que possam fazer suas “falcatruas” depois. Pablo Barros, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), ressaltou que algumas empresas de vanguarda estão aproveitando e conseguindo lucrar com a sustentabilidade na crise, o que, segundo ele, é um divisor de águas. O português Antonio Peres entrou fazendo uma pequena crítica. “Propaganda é a alma do negócio? Nos transformamos em caçadores de almas. A pergunta é: O negócio ainda tem alma?”, questionou. Elifas Andreato terminou a manhã de seminários com um desabafo e disse que o Brasil tem boas oportunidades de se mostrar forte ao mundo.

A Unomarketing segue na quarta-feira, com mais quatro debates na Fecomercio. Para mais informações, acesse www.unomarketing.com.br


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