Agora é oficial. O Palácio do Planalto anunciou que a senadora Marta Suplicy (PT-SP) é a nova ministra da Cultura e deve tomar pose no comando da pasta no próximo dia 13, quinta-feira. Ana de Hollanda deixou o cargo ainda nesta terça-feira, dia 11. A informação foi dada em nota à imprensa pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a troca deveria ocorrer após as eleições, mas a atuação de Marta junto à campanha do candidato a prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, definiu seu novo cargo.
Bastante controversa, a gestão de Ana de Hollanda à frente do Ministério da Cultura (MinC) vinha patinando desde o início. Ao assumir o ministério, em janeiro de 2011, Ana solicitou que a licença Creative Commons fosse retirada do site do MinC, fator que gerou muita polêmica. Duramente criticada por internautas e defensores de conteúdo livre, a ministra encontrava apoio nos defensores dos direitos autorais.
Mas, ao que tudo indica, o estopim para a demissão parece ter sido o vazamento de uma carta para a ministra do Planejamento Miriam Belchior na qual Ana de Hollanda solicitava mais verbas para a pasta. A mensagem, datada de 27 de agosto, teria incomodado o governo.
Nota à imprensa
A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou a senadora Marta Suplicy para ocupar o Ministério da Cultura. Ela substituirá a artista e compositora Ana de Hollanda, a quem a presidenta agradeceu hoje o empenho e os relevantes serviços prestados ao país à frente da pasta desde janeiro de 2011.
Dilma Rousseff manifestou confiança de que Marta Suplicy, que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado, dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da Cultura nos últimos anos.
A posse será realizada na próxima quinta-feira 11h.
Deixe um comentário