Matisse em São Paulo

“Matisse perseguia o simples, a cor pura, a linha autêntica e em sua busca abriu novos caminhos para a pintura”. A afirmação é de Emilie Ovaere, curadora do Musée Matisse de Le Cateau-Cambrésis, na França, e uma das responsáveis pela primeira exposição individual do artista no Brasil – e a pioneira também da América Latina. A mostra Matisse Hoje, que abre neste sábado (5), na Pinacoteca do Estado de São Paulo, procura justamente explorar o processo criativo do artista em suas diferentes fases e nuances.
[nggallery id=14581]

A exposição apresenta coleções privadas e importantes acervos públicos, como o do Musée National d’Art Moderne – Centre Pompidou, em Paris, da Biblioteca Nacional da França e do Musée Matisse, localizado em Le Cateau-Cambrésis, cidade no extremo norte da França, onde nasceu o pintor.

Com um total de 93 obras, entre desenhos, esculturas, pinturas, gravuras e livros ilustrados, a mostra apresenta uma ideia panorâmica da obra do artista francês, observa Regina Teixeira, curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que prestou assistência à curadoria francesa. “Será possível conhecer a correspondência entre as diferentes técnicas utilizadas por ele.” A exposição que levou cerca de dois anos para ser organizada traz, segundo a curadora brasileira, “uma visão generosa da obra de Matisse, como nunca se viu antes”.

Principal evento das comemorações do Ano da França no Brasil, a exposição traz ainda cinco artistas franceses contemporâneos, Cécile Bart, Christophe Cuzin, Fréderique Lucien, Pierre Mabille e Philippe Richard, cujas obras dialogam de alguma forma com o universo de Matisse. Mas a influência matissiana não fica restrita apenas aos artistas franceses, prova disso são as obras selecionadas para a exposição dos artistas brasileiros, Beatriz Milhazes, Rodrigo Andrade, Paulo Pasta, Dudi Maia Rosa, Felipe Cohen e Waltercio Caldas. O público também poderá conferir o cotidiano de Matisse, flagrado pelas lentes de mestres da fotografia, como Henri Cartier-Bresson e Man Ray.

Também está programado durante a exposição o lançamento do livro Matisse: Imaginação, Erotismo, Visão Decorativa, Cosac Naify, coletânea de ensaios críticos sobre o artista. “Mais do que nunca, me parece necessário uma recapitulação do modernismo”, afirma a crítica de arte Sônia Salzstein, organizadora do livro.

Motivos não faltam para ir à Pinacoteca.

EXPOSIÇÃO MATISSE HOJE
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2, Luz, São Paulo, SP
Data: de 5 de setembro até 1º de novembro (terça a domingo, das 10 às 18 horas
Preço: R$ 6,00 (grátis aos sábados)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.