MEC pune mais 38 cursos de ensino superior com baixa avaliação

Foto Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira, dia 8, que punirá mais 38 cursos superiores que tiveram baixo desempenho no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2011. O CPC analisa a estrutura das universidades, o quadro de professores e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Ao todo, a lista pune 20 instituições de ensino, sendo quatro universidades federais.

Os cursos são avaliados em uma escalada de 0 a 5, sendo que aqueles que tiveram desempenho igual ou menor a 2 perdem sua autonomia e ficam impedidos de abrir novas vagas até que cumpram as exigências feitas pelo MEC para melhorar os indicadores. Compõe a lista sete centros universitários, quatro institutos federais de educação, cinco universidades privadas e as federais de Rondônia, Tocantis, Vale do São Francisco e Recôncavo da Bahia.

A medida foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União. Em dezembro, o MEC já havia suspendido 207 vestibulares que ofereceriam 38.794 vagas no ensino superior.  A medida faz parte de um pacote de supervisão adotado pelo Ministério e tem validade de um ano. Cursos que obtiveram nota abaixo de 3 no CPC são obrigados a assinar um protocolo de compromissos.

Dos punidos, 117 apresentaram um crescimento do índice 1 para o 2, e agora têm 60 dias para reavaliar seu corpo docente, que deve ser formado por professores mestres e doutores. O MEC também deu um prazo de 180 dias para que as instituições façam investimentos na infraestrutura das universidades.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.