MEC quer fundir disciplinas do ensino médio

Foto Reprodução

O Ministério da Educação irá propor uma medida para que as 13 disciplinas que compõe a grade curricular do ensino médio sejam distribuídas em quatro áreas. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a resolução dividirá as matérias em ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática. Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante (foto), a mudança facilitará o entendimento do conteúdo para os alunos do sistema público de ensino.

Segundo noticiado, a proposta será concluída esse ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação. Caso aprovada, a medida será aplicada em todo o país. Com a resolução, os professores poderão se fixar no corpo docente de sua área em uma única escola, ao invés de lecionar uma matéria específica em diversos locais.

A medida visa melhorar a qualidade do ensino público no país. Uma pesquisa realizada recentemente revelou que os alunos do sistema público apresentam defasagem de três anos de conteúdo em comparação com estudantes de colégios particulares.

Se aprovada, a medida fundirá as matérias de história, geografia, filosofia e sociologia no grupo de “ciências humanas e suas tecnologias”. Já as matérias de química, física e biologia se concentrariam no grupo “ciências da natureza e suas tecnologias”, enquanto inglês, artes, espanhol e língua portuguesa ficariam no grupo “linguagens, códigos e suas tecnologias”. A matemática seria a única matéria com seu próprio grupo, chamado “matemática e suas tecnologias”.

Secretário da Educação Básica do ministério, Cesar Callegari disse ao jornal paulistano que a mudança será negociada com os Estados. Um projeto parecido já havia sido apresentado em 2009, mas apenas de forma experimental.


Comentários

6 respostas para “MEC quer fundir disciplinas do ensino médio”

  1. A educação nos anos aureos tinha por finalidade prepara o aluno para o mercado de trabalho e para o servir a sociedade. Se fazia necessário o conhecimento e o saber. A escola públibca tinha um papel muito importante para a sociedade, prova que grandes nomes da literatura brasileira passaram por ela. Tenho impressão que houve uma queda consideravél na qualidade do ensino no Brasil. Bem sabemos que a educação é um laboratório de experiencias, mas não devemos ficar nisso o tempo todo. O que deve ser feito é simplificar a grade curricular tanto do ensino fundamenta como o ensino médio. Toma – se por base os países vizinhos com Argentina, Bolivia, Uruguay ou países da Europa, já que gostamos tanto de imitá-los. Os senhores já fizeram um estudo como ficariam os delegados de polícia exercendo o papel de promotor e juiz? Como o professor vai exercer a função polivalente? Qual o tempo que terá para prepar aulas de varias áreas? De que maneira os senhores desejam a educação de qualidade? Respondam se puder.

  2. ao invés de fazer mudanças da estrutura para os professores e para as escolas para poder ter um ensino de qualidade é isso que o Brasil precisa. Se com as matérias que tem já esta uma porcaria o ensino imagina mudando ..ai sim vai desandar de vez……

  3. Avatar de edivan perete
    edivan perete

    gostei, tomara que dê certo, pois melhorará em muito o aprendizado…

  4. Avatar de cassia czeszak
    cassia czeszak

    Já vivi essa experiência , quando cursei o “segundo grau” tive que optar por minha “area preferida” onde as matérias se concentravam em Humanas, Exatas e Biológicas= Uma porcaria ; não tinha noção das demais áreas e nem me aprofundava na escolhida. Essa mudança vai maquear as necessidades de um Ensino Básico de qualidade = Ensino Fundamental que tem progressão continuada e forma alunos semi-analfabetos ou como preferem os PH Deuses = analfabetos funcionais.

  5. Avatar de Robson Anselmo da Silva
    Robson Anselmo da Silva

    Será que este ministro de merda ficou enlouqueceu de vez, onde ele vai arrumar professores polivalentes. Que chances o aluno da rede publica vai ter frente a um aluno da de particular. Pensem no numero de professores desempregados. Isto é o tiro de misericordia na educação publica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. NÃO BASTA MODIFICAR , FUNDIR AS MATÉRIAS , E´ NECESSÁRIO
    QUE O PROFESSOR SEJA ORIENTADO COMO FAZER.É PRECISO FORMAÇÃO CONTINUADA EM UNIVERSIDADES PREPARADAS E CONFIÁVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.