Mercúrio dá o tom neste novo ano

O ano de 2011 será regido por Mercúrio, o planeta mais rápido do zodíaco, indicando um ano favorável a mudanças e ao dinamismo intelectual. Mensageiro dos deuses, Mercúrio era também seu intérprete e servidor incansável, demonstrando uma versatilidade que lhe dava aptidão, tanto para as tarefas mais nobres como para as menos honestas. Assim, era considerado ao mesmo tempo deus dos ladrões, dos comerciantes, da astúcia, da eloquên-cia, da escrita, das ciências e da comunicação. Ágil e vivaz, Mercúrio realiza a ligação entre a mente primária e a sabedoria.

No ano que se inicia, serão beneficiados o comércio, a comunicação e a rede viária. Os jovens terão seu espaço favorecido, assim como nossa capacidade de fazer amizades, trocar ideias e experiências. A educação básica poderá ser um tema de maior investimento e também a discussão do papel dos meios de comunicação e da mídia livre (por exemplo, os “segredos do mundo” divulgados na rede WikiLeaks). Bom para o Brasil que tem seu Sol em Virgem e a Lua em Gêmeos, ambos regidos pelo planeta Mercúrio.

Júpiter, o planeta da abundância, entra no signo de Áries em 22 de janeiro, exaltando a busca pela autoridade e pelo centramento. Permanece aí até 4 de junho e, depois disso, ficará cerca de um ano no signo de Touro, ampliando a amabilidade e o desejo de estabilidade material.

Saturno permanece no signo de Libra, pedindo por justiça e respeito a todos. Continuam as cobranças por um compromisso maior com o outro e pela honestidade nos relacionamentos. Muitos podem acabar e os iniciados neste ano, assim como em 2010, exigem seriedade e aprofundamento.

A partir de 11 de março, Urano ingressa no signo de Áries, permanecendo aí até 2018. A entrada de Urano em Áries é um evento relevante, pois é o primeiro signo do zodíaco, com um poder especial e vibrante.

Os astrólogos associam Urano a eventos súbitos, como explosões, terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, rebeliões, revoluções e ao surgimento de novas tecnologias. O planeta rege a ciência, os computadores, o rádio e a TV, a aviação e a astrologia. Quando um planeta do porte de Urano entra em um signo, há mudanças sensíveis no comportamento humano e em relação a fenômenos da natureza. A última vez que Urano transitou em Áries, de 1927 a 1935, eventos importantes marcaram a história da humanidade, como a quebra da Bolsa de Nova York e a chegada de Hitler ao poder.

Em termos individuais, eventos inesperados poderão forçar-nos a mudar o rumo de nossas escolhas e abandonar velhos padrões de comportamento.

Netuno ingressa em seu signo de regência, Peixes, aí permanecendo somente de abril a julho, apontando para a possibilidade de um mundo mais humano e espiritualizado. Mas a grande mudança em nosso olhar só acontecerá a partir de fevereiro de 2012, quando entrará e permanecerá neste signo por muitos anos.

Plutão continua sua longa travessia no signo de Capricórnio, provocando mudanças na economia e na política e também no planeta. Em fevereiro, uma quadratura entre Júpiter e Plutão pode provocar incêndios e tremores de terra. Em julho, um aspecto harmônico de Júpiter com Plutão deverá favorecer a economia mundial, trazendo oportunidades de desenvolvimento, principalmente nas áreas da agricultura e aos recursos naturais. Mas a quadratura entre Urano e Plutão nesse mesmo período, que permanece até setembro, reforça a inquietação da crise econômica.

Isso tudo deve resultar no surgimento de novas lideranças, algumas com cunho autoritário, uma nova ideologia, mudanças nos sistemas educacionais, nas religiões, na ciência, na organização política, social e econômica, configurando um novo passo para a humanidade.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.