No fim desta semana, a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou a criação de uma “agenda do crescimento” para a União Europeia, que será apresentada durante a cúpula de chefes de Estado e de Governo do bloco que acontecerá no mês de junho. O anúncio foi publicado neste sábado, dia 28, pelo jornal “Leipziger Volkszeitung”.
Segundo Merkel, na agenda constarão medidas como o “reforço da capacidade do Banco Europeu de Investimentos”. Após ressaltar que os conselhos europeus já vêm tratando do tema do crescimento em suas pautas, a chanceler destaca que “hoje os países podem, por exemplo, aproveitar de maneira flexível os fundos estruturais para ajudar as pequenas e médias empresas”.
Preocupada com a crise da dívida que a União Europeia enfrenta, a chanceler destaca a importância do desenvolvimento de uma política financeira sólida para o bloco que vá além do pacto fiscal e seja a base para um crescimento sustentável. “O crescimento não deve custar necessariamente dinheiro”, disse Merkel. “Por isso, deve ser desenvolvida de maneira paralela uma política que fomente o crescimento e o emprego, que devolva a competitividade aos Estados, mas não um crescimento a base de crédito”.
Deixe um comentário