Michelangelo e outras dicas

David, de Michelangelo
David, de Michelangelo

Leitor querido, você teria coragem de se declarar apaixonado por outro cara, tipo suspiros e olhos nos olhos, e escrever cartas de amor e poemas para ele? Isso nos dias de hoje, lógico. Pois foi exatamente isso o que fez Michelangelo Buonarroti, há aproximadamente 500 anos. Sim, estou falando do artista que esculpiu o David, que vocês veem na foto aí ao lado. Se ele era gay? Ele nunca se casou, viveu alguns anos com uma mulher conhecida pelo apelido de “La Fornarina”, e teve um romance com uma mulher da nobreza de Florença. Mas no final da vida, já com mais de setenta anos, apaixonou-se perdidamente por um meninão, um nobre romano de nome Tommaso Cavalieri, mais de trinta anos mais jovem que ele. Digo ‘perdidamente’, pois ele, de fato, perdeu a compostura, e botou a paixão por escrito, chamava o amado, publicamente, de lindo, de adorado, e dizia que o amor pelo outro o descontrolava. Não estou falando da região da Avenida Paulista de hoje, mas de Roma há 500 anos.

 

A Cabeça de David
A Cabeça de David

Michelangelo foi um dos maiores artistas de todos os tempos. Fiz questão de botar a foto do David, pois acho que ele ainda é o homem mais bonito que já vi em toda a minha vida. Ele tem 5,17 m de altura e 506 anos de idade – não que tamanho e idade me incomodem, mas ele é de mármore. De um bloco de pedra, com suas próprias mãos, Michelangelo fez um corpo masculino perfeito, com um olhar penetrante,  parece que está em puro movimento.  Não posso deixar de mencionar as pernas fortes, o tórax delineado, os mamilos, a bunda (linda), as costas musculosas, um homem de arrasar!

As cartas de Michelangelo
As cartas de Michelangelo

Uma coletânea de cartas dele, escritas para figuras como o Rei da França, o Papa, duques, cardeais e, principalmente, seu amado Tommaso Cavalieri, foi organizada no livro Cartas Escolhidas, Editora Unicamp, prefácio, seleção e comentários de Maria Berbara. O livro vale como dica para aqueles que não vão viajar no feriado, ou mesmo para quem vai e quer algo de interessante para ler. E se vocês se interessarem, vejam o filme Agonia e Êxtase, com Charlton Heston como Michelangelo e Rex Harisson como o Papa Júlio II. O filme narra a troca de tapas entre o Papa e Michelangelo pela pintura do teto da Capela Sistina. O DVD é fácil de achar.

Yokio Mishima
Yokio Mishima

 

E já que você vai à livraria, ou vai pedir pela internet, sugiro mais dois outros livros e filmes. O primeiro é Confissões de uma Máscara, de Yukio Mishima, uma autobiografia na qual ele conta como foi sua vida ao se descobrir homossexual, e ser obrigado a viver escondido “sob uma máscara”, por conta dos preconceitos da sociedade japonesa no início do século XX. Vocês já ouviram falar de algo assim? Você pode pensar que, numa sociedade conservadora, ele teria quebrado a cara, mas este livro, em que ele “sai do armário” e que foi publicado em 1948, tornou-o um herói nacional. Ele era um homem muito bonito, forte, cultuava a honra dos samurais, e foi cogitado mais de uma vez para o Prêmio Nobel. Mishima, gay, é até hoje um mito no Japão. Não é um livro longo – dá para ler em dois dias. É um livro OBRIGATÓRIO para nós, gays.

Querelle
Querelle

Também recomendo a vocês um dos melhores livros e filmes gays dos últimos 100 anos, Querelle, escrito por Jean Genet e filmado pelo fantástico Rainer Werner Fassbinder. O livro é puro Genet, a quem considero o grande mestre da literatura gay do século XX, e traz um relato forte e bem feito do desejo sexual gay num ambiente viril. Fassbinder fez dele uma de suas obras-primas, com uma fotografia belíssima, e, francamente, perto dele, Sacha Baron Cohen, e seu filme Bruno, viram puro lixo. Só vendo para crer.

 Por último, um ótimo filme de suspense, com ninguém menos que Catherine Deneuve, na pele de uma vampira linda e charmosa, e David Bowie como seu marido. A primeira cena, ao som de Bauhaus tocando Bela Lugosi’s Dead, é de arrasar! Susan Sarandon, ainda mocinha, entra depois na história, e é seduzida por “La Deneuve”, numa cena que fez do filme um cult entre lésbicas. Para todos nós o filme é bárbaro, ao som de temas da ópera Lakmé, de Delibes. É lindo, lindo, lindo. Em um depoimento dado anos depois, Sarandon, que toma um drink na cena de sedução, confessou que mulher nenhuma precisaria beber para ir para a cama com “La Deneuve“. Não percam o filme.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Ae7Ld_8Y6tE

httpv://www.youtube.com/watch?v=22VhDXOM00g

Enfim, três livros e filmes. Meninada, depois não me digam que não tiveram o que fazer no feriado. Os livros e filmes podem ser achados na Livraria Cultura, Livraria Saraiva e americanas.com.

Beijos do Cavalcanti.


Comments

15 respostas para “Michelangelo e outras dicas”

  1. Sr. Carlos Coutinho,

    Como é interessante ler comentários como o seu. Gostaria de lhe fazer alumas perguntas:

    1. Quem é mais importante Jesus Cristo ou São Paulo?
    2. A quem devemos seguir?
    3. Em que parte dos evangelhos mais precisamente Jesus ataca os homossexuais?
    4. Jesus disse que seu principal mandamento era o amor ao próximo e criticou severamente aqueles que apontavam defeitos nos outros e não reconheciam os seus próprios defeitos, muitas vezes, maiores que os defeitos apontados. Ou estou enganado?

    Certamente o senhor vem a este blog, não por amor ou compaixão, mas por ódio e vontade de criticar o que o senhor não conhece (ou conhece bem até demais, mas não é macho para assumir).

    Há quase 65 anos, outra pessoa que pensava o mesmo que o senhor em relação aos homossexuais, acabou suicidando-se covardemente na Alemanha, antes de ser condenado à morte! Ele também se achava Deus e terminou muito mal.
    O senhor poria sua mão no fogo sobre o que escreveu São Paulo? Quantas coisas estão na Bíblia, que atualmente não fazem mais o mínimo sentido? Já escrevi em outro post, neste mesmo blog, que trabalhar aos sábados era passível de condenação à morte pelo Antigo Testamento. O senhor nunca trabalhou aos sábados?
    Não sei qual é o grau de instrução do senhor, mas geralmente quando prestamos vestibular, passamos por questões que nos exigem um bom entendimento sobre um determinado texto. Será que o senhor ainda não conseguiu captar qual foi a mensagem de Jesus Cristo?
    Jesus não veio pregar o ódio ou o temor, mas sim o amor entre as pessoas. Por que será que existem pessoas como o senhor que insistem em “condenar” homossexuais às profundezas dos infernos, vociferando com a Bíblia nas mãos, como se tivessem presenciando Deus ditando-a a todos que a escreveram?
    Existe alguém neste mundo que não está condenado à morte se levarmos em conta TUDO que está escrito na Bíblia?
    Por que relegar o que Jesus Cristo pregou a um segundo plano e dar mais importância ao que escreveu Paulo? Não seria, talvez, a vontade de destilar seu ódio contra alguma pessoa, que por algum outro motivo extra-religioso o senhor desaprova? Alguém que o senhor tenha conhecido e que tenha causado alguma espécie de problema, que fez com que o senhor “gentilmente” tenha resolvido abranger TODOS OS HOMOSSEXUAIS nos limites de seu alvo?
    Ou talvez ainda, o odio que o senhor tenha por outras pessoas darem vazão a um desejo que o senhor reprima (consciente ou inconscientemente) ?
    Se seu intuíto é unicamente cristão, não seria melhor rezar pela salvação das almas dos homossexuais e pedir a Deus misericórdia por estas “criaturas detestáveis”, que por serem portadoras de problemas mentais e psiquiátricos (como o senhor escreveu) não respondem por si e portanto deveriam ser perdoadas? Não vá me dizer que o senhor também é favorável ao extermínio de todas as pessoas com problemas psiquiátricos da face da Terra?
    Espero que o senhor acate meu pedido e reze por mim e eu prometo que rezarei para que o senhor procure o quanto antes uma terapia e possa descubrir o real motivo de seu ódio em relação aos homossexuais e desta forma possa se apresentar a Deus com menos pecados.
    Lembre-se, foi Jesus Cristo que pediu para que amássemos uns aos outros. Não fui eu ou São Paulo!
    Fique com Deus.

    1. Caríssimos AC, João, Gus, Lando, Ba e Iasmim.

      Permitam me chamar lhes de amigos, pois quero ter no meu círculo de amizades pessoas como vocês. O que escrevem uns aos outros me entusiasma, e o que escrevem a mim, ou a meu respeito, me comove. Só há pouco pude ler os comentários de hoje, e estou feliz, feliz, feliz. Que bênção ter conseguido agrupar pessoas com este nível, esta visão iluminada, esta retórica, esta disposição para ajudar uns aos outros e a mim mesmo. Também eu tenho cá minha visão de Deus, mais filosófica que religiosa, que com o tempo poderei expor no blog, mas compartilho com vocês. Aos meus olhos, nossa troca de idéias neste blog não deixa de ter uma conotação sagrada, pois professamos e divulgamos a verdade, a tolerância e, por que não dizer, o amor e a paz sagrados de que falou Jesus Cristo. Já estudei todas as religiões, e atualmente, tendo passado pelo judaísmo, aprofundo-me na Kabalah. Todas as religiões, meus caros, não visam senão a espiritualidade, ou deveriam almeja-la. Já escrevi por aqui que minha visão espiritual e religiosa poderia ser resumida nos dizeres “Ama a Deus sobre todas as coisas”, e “Ama ao próximo como a si mesmo.”. Traduzo como: reconhece no fenômeno sagrado uma força maior, que podes chamar de Deus ou apenas de luz, e saiba que não existe maior demonstração de maturidade espiritual do que ver-se como idêntico ao seu próximo, mesmo que a seu inimigo….
      Isso é papo para infinitas (e deliciosas) conversas, e teremos tempo para elas.
      Hoje quero agradecer a todos vocês pela presença diária em meu blog, pelo carinho de suas palavras, e pelo carinho uns com os outros. Amigos (já o são!) como vocês justificam a vida.
      Recebam o abraço mais carinhoso do Lourenço

  2. Avatar de carlos coutinho
    carlos coutinho

    Gays: sejam homem ou mulher são aberrações das natureza. Pessoas com problemas mentais e psicologicos. Devem ser banidos do planeta e/ou ter tratamento psicologico e psiquiatrico. Leiam a palavra de DEUS; O criador do universo e de tudo que é decente e de bom e PAREM DE DIZER IDIOTICES. Leiam a biblia em aos Romanos 1.26 a 1.32, principalmente o ultimo versiculo, e se livrem da morte, por parte de DEUS.

  3. Muito boas as dicas!
    Vou procurar o livro do Mishima.
    Valeu!

  4. Avatar de Mario Monteiro
    Mario Monteiro

    O FILME É TUDO! OBRIGATÓRIO. Caterine Deneuve nunca esteve tão bonita, e a cena inicial, que está cortada no vídeo, vale o filme inteiro. BÁRBARO

  5. Eu quero me apaixonar e me declarara assim…

    1. Por que não tenta?
      Abs
      Lourenço

  6. Arrasou nas recomendações. Mas vou assistir a Morte em Veneza no feriadón. Estaria Tazio para Aschenbach assim como Cavalieri para Michelangelo? O que você acha? Mas também vou ver Gothic, um filme de Ken Russel que fala sobre uma visita de Mary Shelley a Lord Byron, às margens do Geneva Lake, onde surge um desafio para escrever uma história de terror que teria levado ao Frankenstein. Sei lá…
    E quanto ao David, confesso que até eu… Embora a famosa cena de sedução em The Hunger seja imbatível: “Are you making a pass at me, mrs. Blaylock?” Comigo não acontece nada disso. Beijas.

  7. Avatar de hudson paes
    hudson paes

    DA GRACIANE PARA O CARA DE MARMORE. NAO TE ENTENDO MUITO NAO, MAS SE ELE FOSSE DE CARNE, AIIIIII, EU FAZIA SEM PESTANEJAR! HOMÃO! E O JAPA AI, NAO TEM FILME NAO?
    ABRAÇAO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.