Microsoft é nova parceira da Escola Germinare em tecnologia e educação

germinare_1 520

A Escola Germinare, que oferece cursos em período integral do Ensino Fundamental II e Ensino Médio para quase 500 jovens estudantes em São Paulo, é a mais nova beneficiada pelo programa Students Advantage, da Microsoft. O presidente da Microsoft Brasil, Mariano de Beer, assinou o acordo de parceria no sábado, 06/12, durante evento de final de ano promovido pela escola.

Por conta do acordo, a Microsoft passa a ser um dos “Amigos da Germinare”, termo criado pelo para designar as dezenas de empresas que apóiam o projeto social da escola. A escola é iniciativa do Instituto Germinare, entidade sem fins lucrativos que é parte do grupo J&F Investimentos, e tem como principal mantenedora a JBS.

O foco da escola é atender alunos que não teriam condições financeiras para estudar em uma escola particular e capacitá-los para o mundo dos negócios. O processo de seleção é concorrido – foram mais de 2,2 mil candidatos para 90 vagas em 2015 – e a grade de cursos abrange a 6a série do Fundamental II até a última série do Ensino Médio. No final de 2015, a primeira turma completa deverá se formar. 

Student Advantage

Os alunos da Germinare passam a se beneficiar do programa Student Advantage, da Microsoft, que dá acesso a licenças do Office 365, suite de aplicativos de produtividade da Microsoft (Word, Powerpoint, Excel, Access, Outlook e OneNote). Com o Microsoft Student Advantage Program, cada aluno poderá instalar em seu computador pessoal uma licença oficial e sem custos do Office365, que também pode ser instalado em até 5 equipamentos (uso doméstico).

“Um estudo da IDC mostra que a proficiência em Office é a terceira qualificação mais importante buscada pelas empresas nos profissionais. Ao oferecer o Student Advantage estamos contribuindo para o futuro profissional desses jovens”, diz de Beer. Segundo o presidente da Microsoft Brasil, um dos grandes gargalos do país é a produtividade, que não cresce, e saber usar a tecnologia certamente ajuda a reduzir o gap.

Capacitação de professores

O acordo também prevê que os professores da Germinare participem do programa Ensinar com Tecnologia, da Microsoft, que oferece um conjunto de 36 horas de treinamento, com base nas melhores práticas da Unesco, para capacitar os professores a usar a tecnologia como ferramenta de ensino.

Segundo a gerente de educação da Microsoft Brasil, Adriana Pettengill, o curso é dividido em seis módulos, de seis horas cada um. Antes de iniciar o curso, o professor faz uma avaliação – uma prova de 40 questões – que permite identificar exatamente seu grau de proficiência no uso da tecnologia para a educação e definir que módulos ele precisa fazer.

“Dependendo do grau de maturidade do educador ele faz uma parte ou todo o ciclo de seis módulos, mas no final receberá o crédito pelo curso todo”, explica Adriana. Se quiser, o professor pode ainda fazer uma prova presencial de certificação que lhe dará direito ao certificado Microsoft Educator Certified. 

Recursos extras

Antonio Moraes, diretor de educação da Microsoft Brasil, explica que os alunos e professores da Germinare também terão acesso a outros recursos da Microsoft, como o Office Mix, um add-on do Office que permite estender o uso do Power Point para criação de aulas interativas e compartilhamento. Outro recurso, o OneNote for Teachers, visa criar um ambiente colaborativo usando as ferramentas do Office para que os professores possam criar aplicações e trabalhos para os estudantes e acompanhar online usando a ferramenta.

“Na educação, sabemos que a tecnologia é meio e nosso foco é sermos aliados dos educadores”, diz  Moraes.

Projeto diferenciado

Criada em 2010, a Germinare tem um projeto diferenciado de ensino: aliar o currículo convencional do ensino fundamental e médio com um currículo diferenciado focado na formação e capacitação dos alunos para atuar como gestores de empresas ou negócios. Além das aulas tradicionais, um aluno da escola tem aulas de administração, contabilidade, matemática financeira e outros temas que fazem parte do currículo de faculdades de administração. 

A Germinare cobre todos os custos com uniformes, alimentação e material escolar para os 466 alunos (R$ 1,7 mil por mês por aluno) e é responsável por eles das 7h30 até as 17 horas, explicou Joesley Mendonça Batista, presidente da J&F Investimentos e do Instituto Germinare, durante o evento realizado no sábado.

“Nosso objetivo é não subestimar a capacidade desses jovens. Quando nos reunimos para discutir os cursos de gestão e administração, sempre surge uma idéia nova e sempre fica a dúvida se eles vão conseguir abraçar mais conteúdo. O que acontece é que levamos o conteúdo, eles dão conta e querem mais”, diz o empreendedor.

* IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.