O post sobre a difícil relação do governo Lula com a mídia brasileira, baseado numa entrevista do presidente ao diretor de redação da revista piauí, Mário Sergio Conti, foi o assunto mais comentado da semana pelos leitores do Balaio, com 256 mensagens enviadas até as 10 horas da manhã de hoje.
Mesmo reafirmando que sua chegada à Presidência da República é resultado da liberdade de imprensa no país, Lula falou de uma relação histórica em que a grande mídia sempre foi bastante crítica em relação a ele e ao seu governo, e que deixou de ler jornais e revistas porque sofre de azia.
As declarações de Lula, que chamou a atenção para a importância dos blogs na internet para a democratização das opiniões, que também diz não ler, provocaram mais um acalorado debate entre os leitores a favor e contra o presidente, mantendo mais ou menos a mesma proporção apontada pelas pesquisas sobre a aprovação do seu governo.
Desta vez, notei que houve uma sensível queda no número de cachorros loucos entrando no Balaio só para agredir e ofender. Alguns poucos fui obrigado a excluir e encaminhar à vacinação contra raiva, mas no geral o debate se manteve em alto nível.
Há uma impressão generalizada no leitorado de que a mídia faz oposição ao governo, ocupando o espaço dos partidos que deveriam fazê-lo, ao contrário de uma tese levantada no final do ano passado pelo diretor de redação do Estadão, Ricardo Gandour, de que foi o governo quem escolheu a mídia como adversária na campanha eleitoral de 2006.
Aliás, os leitores do Balaio entraram na primeira semana útil de 2009 mostrando bom humor e alto astral, apesar de todo o noticiário ainda predominante sobre guerras e crises, como podemos observar nos posts mais comentados desta semana.
Ao contrário do que costumo fazer, hoje publico apenas os números do Balaio e da Folha, porque ainda não consegui comprar a Veja na praia onde me encontro aqui no litoral norte. À tarde volto para São Paulo, e assim que possível publicarei também os números da revista, já que são os únicos dois veículos que publicam este tipo de levantamento.
Os números da semana:
Balaio
Mídia X Lula: 256
Vida boa: turma do Balaio volta em alto astral: 131
A guerra sem fim, a crise e a vida que segue: 92
Folha
Israel X palestinos: 336
Artigo de João Pereira Coutinho: 130
Lula: 37
Em tempo: como só cheguei agora, quase 11 da noite, de volta a São Paulo, não pude fazer a moderação dos comentários. Vou deixá-los para que os próprios leitores vejam a que ponto podem chegar a baixaria e o desrespeito daqueles que não aceitam opiniões contrárias às suas, sempre covardemente escondidos sob o anonimato, alcunhas ou codinomes. É triste, mas é a nossa realidade.
O lado positivo é que, em pleno domingo, dia fraco na internet, esta simples nota sobre os assuntos mais comentados da semana acabou gerando até agora quase o mesmo número de mensagens daquele do post que teve a maior participação no levantamento acima.
Abaixo, os números dos assuntos mais comentados semana passada na Veja:
Israel versus Hamas (capa): 59
Longevidade e juventude: 15
Demétrio Magnoli: 14
Deixe um comentário