Miguel Nicolelis, o convidado de honra

Na tarde da última quarta-feira, 28 de novembro, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) promoveu a 2ª edição do ABIMAQ Inova, que teve como objetivo apontar e debater novas estruturas para o mercado específico e discutir o futuro da área. Para dar a palestra mais importante e inspiradora do evento, a ABIMAQ convocou o neurocientista e colaborador da Brasileiros Miguel Nicolelis para falar sobre sua luta e seu sonho, cada vez mais próximo, de conseguir devolver a mobilidade a pessoas paralisadas por lesões na medula.

Apesar da complexidade do assunto, Nicolelis consegue, facilmente, explicar seu trabalho para o mais leigo dos seres humanos. O neurocientista simplificou o estudo, contando que a sua ideia é desenvolver trajes robóticos que reproduziriam membros humanos controlados através da força de nosso pensamento, por meio de um chip instalado no cérebro do paciente. Durante a fase de testes, Aurora, uma macaca, conseguiu controlar um joystick através de um braço mecânico, manuseado pela força de seu pensamento.

Considerado algo impossível para os mais céticos, Nicolelis foi direto em seu argumento, quebrando o olhar desconfiado de alguns. As ferramentas já são incorporadas por alguns seres humanos como extensão do corpo faz muito tempo. “quando o Pelé jogava, a bola fazia parte de seu corpo. Ayrton Senna se integrava a seu carro de Formula de maneira natural”, explicou.

Antes de encerrar a inspirada conversa, Nicolelis revelou que seu grande sonho é possibilitar que uma criança paraplégica de o pontapé inicial da Copa do mundo no Brasil, em 2014.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.