Milton Nascimento, doutor honoris causa

Revista Brasileiros
O cantor e compositor Milton Nascimento durante entrevista à Brasileiros. Foto: Luiza Sigulem

Na noite desta sexta-feira (6), a Berklee College of Music, a mais importante faculdade de música do mundo vai celebrar em Boston, Massachussets, o legado do cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento que, em 2013, completou 50 anos de carreira. No auditório da Berklee, jovens alunos farão uma apresentação com repertório baseado na obra de Milton. O concerto é o prólogo de uma grande homenagem que culminará na cerimônia de entrega do título Doutor Honoris Causa, honraria que será conferida a Milton na manhã deste sábado (7) no Agganis Arena, também em Boston.

No convite enviado pela Berklee, o presidente da faculdade, Roger H. Brown, afirmou que Milton “tem influenciado gerações de músicos e enriquecerá, para sempre, a música popular”, constatação que faz jus ao respeito histórico nutrido pelos músicos norte-americanos a Milton Nascimento. Afinal, lá se vão quase 50 anos desde que o trabalho do cocriador do clássico álbum Clube da Esquina (1972), ao lado de Lô Borges, fascinou o pianista Herbie Hancock, um dos ícones do jazz norte-americano, para gravar o álbum Courage nos Estados Unidos, em 1969. Em 1974, foi a vez do saxofonista Wayne Shorter repetir a reverência ao convidar Milton para dividir o álbum Native Dancer.

Em 2013, o cantor e compositor falou à Brasileiros sobre sua trajetória. Leia a entrevista.

MAIS

Leia a íntegra do convite enviado por Roger H.Brown a Milton Nascimento           

“Prezado Sr. Nascimento,

Em nome do corpo docente e alunos da Berklee College of Music, tenho o prazer de convidá-lo a participar da nossa cerimônia de formatura de 2016 e receber um doutorado de Honoris Causa em Música, em reconhecimento ás suas muitas realizações e conquistas na carreira. Sua música tem influenciado gerações de músicos e enriquecerá, para sempre, a música popular. Berklee, a maior faculdade de música do mundo foi fundada em duas idéias revolucionárias: que musicalidade poderia ser ensinada através dos gêneros e estilos da época atual; que nossos alunos precisam de habilidades práticas e profissionais para conseguir carreiras bem sucedidas e sustentáveis. Ao longo dos anos, temos tido a honra de apresentar o grau de doutor para muitas pessoas importantes que encarnam o espírito da nossa missão, incluindo iluminados como Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Quincy Jones, Paco de Lucia, Sonny Rollins, Arif Mardin, Herbie Hancock, Aretha Franklin, Ruben Blades, A. R. Rahman e muitos outros. Ficaríamos honrados em ver seu nome adicionado a estes ilustres. Começaremos a cerimônia de formatura com uma recepção e um concerto apresentado pelos formandos. No concerto, os alunos executarão músicas associadas aos homenageados, que é sempre um dos destaques da visita à Berklee. O concerto acontecerá na noite de sexta-feira, dia 06 de maio. Na manhã do dia 07, nos reuniremos na Agganis Arena para a cerimônia oficial durante a qual os títulos honorários serão conferidos e uma turma de formandos colará seus graus. A platéia será formada pelos alunos, seus parentes, membros de imprensa e convidados – aproximadamente 3 a 4 mil pessoas. O tempo previsto para a duração da cerimônia será de duas horas. Para a sua visita, a faculdade fornecerá serviço de limusine, uma suíte de hotel, e passagens aéreas para você e seu convidado, esperando que você seja bem cuidado durante a sua visita à Boston. Estamos ansiosos com a oportunidade de reconhecer suas muitas realizações de carreira. Também será uma experiência marcante, para os nossos alunos, ter um músico exemplar como o senhor para honrá-los e prestigiá-los.


Comments

Uma resposta para “Milton Nascimento, doutor honoris causa”

  1. Avatar de Vera Skitnevsky
    Vera Skitnevsky

    Muito orgulho de Milton por eternizar nossa música popular por meio deste título tão importante, no entanto simbólico do que ele j[a representa na música brasileira. No meu caso, fez parte da minha formação musical, do refinamento do gosto, enfim, de saber definir a boa música. Obrigada, Milton Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.