Um dos maiores mestres da pintura renascentista desembarca no Brasil nesta terça-feira, dia 22, quando o espaço Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, recebe a mostra Caravaggio e Seus Seguidores, dedicada a Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610), grande expoente do chiaroscuro, técnica que utiliza da luz e da sombra para conferir realismo e dramaticidade às telas. Esta será a maior exposição dedicada ao mestr já realizada na América Latina.
A exposição contará com seis das 64 telas produzidas pelo artista. além de outras 14 pinturas de artistas de sua escola. São obras de diversas coleções da Itália, de Malta e da Inglaterra, de coleções particulares, além de três dos mais importantes museus estatais italianos: Galleria Borghese e Palazzo Barberini, ambas instituições de Roma, e Galleria degli Uffizi, de Florença. Algumas delas, como Medusa Murtola e Ritratto di Cardinale, estão saindo pela primeira vez da Itália.
Tela São Jerônimo que Escreve é uma das seis que será exposta em Belo Horizonte
Os seis óleos de Caravaggio da mostra (o sétimo quadro, um São João Batista, na última hora foi impedido de sair da Itália por causa da polêmica sobre sua propriedade), compõem o maior conjunto já exibido no Brasil. Antes, em 1954, foram apresentados dois trabalhos e, em 1998, outros dois, numa exposição no Museu de Arte de São Paulo (MASP), que também receberá a mostra Caravaggio e Seus Seguidores, em julho.
SERVIÇO
Onde: Casa Fiat de Cultura, rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, Belo Horizonte, Minas Gerais
Quando: De terça a sexta-feira, dos dias 22 de maio a 15 de julho, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h
Quanto: grátis
Deixe um comentário