Ministério Público vai investigar irregularidades na Unimed Paulistana

Após crise financeira que deflagrou a transferência de usuários de planos de saúde da Unimed Paulistana para outras operadoras, o Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou inquérito civil para apurar “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves” na empresa. 

O MP-SP também vai investigar a recusa de laboratórios credenciados em atender pacientes do plano de saúde. Segundo o inquérito, os laboratórios Delvoni Auriemo Medicina Diagnóstica, Lavoisier Ltda, Centro de Diagnósticos Brasil-CDB e Omni, Medicina Diagnóstica, deixaram de atender pacientes que possuem planos da Unimed.

Reprodução do Inquérito Civil que irá investigar a Unimed Paulistana.
Reprodução do inquérito civil que irá investigar a Unimed Paulistana

Na sexta (4), a reportagem da Saúde!Brasileiros, noticiou caso de idosa usuária da Unimed que reportou ter sido abordada para pagar exames no laboratório CDB por meio de taxa especial.

Para prosseguir com as investigações, a promotoria encaminhou ofícios com questionamentos para a Unimed Paulista. A empresa terá um prazo de 15 dias para resposta.

Os laboratórios credenciados também deverão prestar esclarecimentos à promotoria. Ofícios também foram encaminhados ao Procon-SP e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulatório responsável pelo setor que determinou a transferência da carteira dos usuários da Unimed.


Entenda a história 

O problema teve início na quarta-feira (2), quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Unimed Paulistana que faça o repasse de toda a sua carteira de clientes para outra operadora. É a chamada alienação compulsória. Segundo a agência, a medida visa garantir a assistência aos consumidores, uma vez que a empresa tem uma situação financeira delicada.  

Somente quinta (3), o órgão estadual de defesa do consumidor recebeu mais de 300 reclamações referentes à Unimed Paulistana por falta de atendimento médico e por informações insuficientes.

Por meio de nota, a Unimed Paulistana afirmou que parte da rede credenciada vem adotando “atitude abusiva e unilateral” ao suspender o atendimento aos seus beneficiários.  

Em comunicado, a Unimed orientou os clientes que tiveram atendimento negado pela rede de credenciados a entrarem em contato com a Central de Atendimento pelo número (11) 3113-0800 ou 0800 9402345 para que sejam encaminhados a outro local de atendimento.

A empresa disse ainda que além da rede credenciada oferece atendimento em sua rede própria, que possui 2 hospitais, 5 centros de pronto atendimento e 2.300 cooperados. 

A maior parte da clientela da Unimed Paulistana vive na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% dos beneficiários têm planos coletivos (empresariais e por adesão).


Onde obter mais informações

Por telefone: Disque ANS (0800 701 9656)
Pela internet: www.ans.gov.br
Ao vivo: no núcleo da ANS em São Paulo, na Bela Cintra, 986, 9º andar, Jardim Paulista.

 

 

 


Comentários

15 respostas para “Ministério Público vai investigar irregularidades na Unimed Paulistana”

  1. Também tive exames cancelados no Centro de Diagnósticos Brasil-CDB.

    1. Mychele, mande seu nome completo, caso, número da carteirinha e CPF para saudebrasileiros@gmail.com que vamos procurar uma resposta da Unimed.

  2. O Hospital CEMA negou atendimento dia 09/09/2015, tive que pagar a consulta porque precisava urgente de um otorrino. Detalhe, a mensalidade foi debitada da minha conta dois dias antes!!

    1. Lídia, mande seu nome completo, caso, número da carteirinha e CPF para saudebrasileiros@gmail.com que vamos procurar uma resposta da Unimed.

  3. Estou grávida de 32 semanas. O laboratório Cura (unidade Moema) cancelou meu ultrassom por telefone e ontem me enviou um email com “preços especiais” para os clientes Unimed. Tenho os emails comigo, caso se interessem.
    A maternidade Santa Joana também não está mais atendendo, ou seja, paguei e continuo pagando para ter meu bebê em uma maternidade de alto nível e minha única opção hoje é o Santa Helena, muito mais simples, quarto compartilhado e diante da situação de falência da Unimed, está pior que o SUS, lotada! Tenho passado por momentos de grande preocupação, choro e stress, pensando seriamente em processar a Unimed Paulistana por danos morais, já que hoje um parto particular na maternidade Santa Joana custa nada mais, nada menos que R$17 mil reais!!!!

    1. Avatar de NEILDE ARAUJO
      NEILDE ARAUJO

      UM ABSURDO!!!!!!!! DESCASO TOTAL!! ESTAMOS PAGANDO E CARO POR ALGO QUE NÃO TEMOS…MEU EXAME DE ENDOSCOPIA FOI CANCELADO NO LABORATORIO LAVOISIER E NÃO CONSIGO MARCAR EM OUTRO LUGAR…O HOSPITAL SANTA HELENA ESTA SOBRECARREGADO…CLARO QUE MEU PROBLEMA NÃO CHEGA NEM PERTO DESSAS GESTANTES.

    2. Avatar de NEILDE ARAUJO
      NEILDE ARAUJO

      PROCESSA MESMO! VC AINDA CORRE O RISCO DE NÃO ACHAR VAGA NO SANTA HELENA, ESTA SOBRECARREGADO…

    3. Oi Andrezza, estou na mesmíssimo situação, só com um pouco mais de prazo que vc, pois estou com 26 semanas. E se eu não tiver o bebê na Promatre ou Santa Joana pelo plano de saúde, é claaaaro que vou processar.

      Primeira coisa é guardar todos os comprovantes de pagamento de laboratórios, médicos e hospitais.

      Boa sorte pra gente.

      1. Erica, mande seu nome completo, caso, número da carteirinha e CPF para saudebrasileiros@gmail.com que vamos procurar uma resposta da Unimed.

    4. Andrezza, mande seu nome completo, caso, número da carteirinha e CPF para saudebrasileiros@gmail.com que vamos procurar uma resposta da Unimed.

  4. Avatar de Charles Maciel
    Charles Maciel

    Não só os laboratórios deixaram de atender, os hospitais também!
    Minha esposa esta gravida de 38 semanas, nas semana passada consultamos 2 maternidades, Hospital e Maternidade Santa Joana e Hospital Pro Matre Paulista, que seriam opções de atendimento da rede e que também deixaram de atender sem mais explicação.

  5. Triste por isso tenho meus 2 meninos sendo um autista e o outro com transtorno conguinitivo comportamental e nao posso mas ser atentida no consultorio salute care pos a unimed nao estao pagando eles mas também tive um bom desconto por ser cliente mas seria injusto ter q pagar e se eu pagar vao me reembolsar

    1. Aleteia, mande seu nome completo, caso, número da carteirinha e CPF para saudebrasileiros@gmail.com que vamos procurar uma resposta da Unimed.

  6. Avatar de Paula Prado
    Paula Prado

    Laboratório CRYA CENTRO SP

  7. Avatar de Paula Prado
    Paula Prado

    Boa noite, também tive meus exames cancelados, porém no laboratório Crua, também me ofereceram preços especiais…. Um absurdo!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.