Após crise financeira que deflagrou a transferência de usuários de planos de saúde da Unimed Paulistana para outras operadoras, o Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou inquérito civil para apurar “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves” na empresa.
O MP-SP também vai investigar a recusa de laboratórios credenciados em atender pacientes do plano de saúde. Segundo o inquérito, os laboratórios Delvoni Auriemo Medicina Diagnóstica, Lavoisier Ltda, Centro de Diagnósticos Brasil-CDB e Omni, Medicina Diagnóstica, deixaram de atender pacientes que possuem planos da Unimed.
Na sexta (4), a reportagem da Saúde!Brasileiros, noticiou caso de idosa usuária da Unimed que reportou ter sido abordada para pagar exames no laboratório CDB por meio de taxa especial.
Para prosseguir com as investigações, a promotoria encaminhou ofícios com questionamentos para a Unimed Paulista. A empresa terá um prazo de 15 dias para resposta.
Os laboratórios credenciados também deverão prestar esclarecimentos à promotoria. Ofícios também foram encaminhados ao Procon-SP e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulatório responsável pelo setor que determinou a transferência da carteira dos usuários da Unimed.
Entenda a história
O problema teve início na quarta-feira (2), quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Unimed Paulistana que faça o repasse de toda a sua carteira de clientes para outra operadora. É a chamada alienação compulsória. Segundo a agência, a medida visa garantir a assistência aos consumidores, uma vez que a empresa tem uma situação financeira delicada.
Somente quinta (3), o órgão estadual de defesa do consumidor recebeu mais de 300 reclamações referentes à Unimed Paulistana por falta de atendimento médico e por informações insuficientes.
Por meio de nota, a Unimed Paulistana afirmou que parte da rede credenciada vem adotando “atitude abusiva e unilateral” ao suspender o atendimento aos seus beneficiários.
Em comunicado, a Unimed orientou os clientes que tiveram atendimento negado pela rede de credenciados a entrarem em contato com a Central de Atendimento pelo número (11) 3113-0800 ou 0800 9402345 para que sejam encaminhados a outro local de atendimento.
A empresa disse ainda que além da rede credenciada oferece atendimento em sua rede própria, que possui 2 hospitais, 5 centros de pronto atendimento e 2.300 cooperados.
A maior parte da clientela da Unimed Paulistana vive na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% dos beneficiários têm planos coletivos (empresariais e por adesão).
Onde obter mais informações
Por telefone: Disque ANS (0800 701 9656)
Pela internet: www.ans.gov.br
Ao vivo: no núcleo da ANS em São Paulo, na Bela Cintra, 986, 9º andar, Jardim Paulista.
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