Retrospectiva 2009 – o lado B da notícia
Parecia mentira. Quando a notícia da morte de Michael Jackson surgiu, no site TMZ, ninguém acreditou. Depois, as grandes redes de TV dos EUA, como a CNN, começaram a confirmar a notícia de que o rei do pop havia sido internado. Horas depois, a morte. Uma vida intensa, polêmica, cercada de holofotes, câmeras, fãs. Mas, inegavelmente, uma vida de um astro que ficou na história da música.
“Michael Jackson, um dos astros mais amados de todo o mundo e um dos artistas que mais profundamente influenciaram a música em todos os tempos, deixa uma marca indelével na música e na cultura popular”.
Na tradução livre do inglês para o português, essas são as primeiras linhas da nota da Sony sobre a morte do rei do pop. A íntegra da nota está no site oficial de Michael Jackson.
À parte as polêmicas, os problemas e as loucuras que marcaram a vida de Michael Jackson, não se pode esquecer do artista genial que ele foi e sempre será. Desde criança, no Jackson 5, o pequeno Michael já mostrava uma estrela gigantesca. Depois, na carreira solo, o auge veio com Thriller (1982), o disco mais vendido da história da música – 120 milhões de cópias!
Não se pode esquecer do dançarino improvável que Michael Jackson foi. Do inesquecível moonwalk, passo de dança que ele inaugurou na noite de festa dos 25 anos da lendária gravadora Motown.
Em 16 de maio de 1983, Michael estava entre as várias atrações da festa em Los Angeles. Depois da apresentação ao lado do Jackson 5, ele fica sozinho no palco e canta Billie Jean, o grande sucesso de Thriller. Ao final da música, Michael para de cantar e desliza sobre o palco, levando ao delírio a plateia presente e as quase 50 milhões de pessoas que assistiam pela TV, ao vivo.
“Moonwalk, no mundo do entretenimento, só é comparável ao andar de vagabundo de Chaplin, à sequência de Gene Kelly em Dançando na Chuva e aos passos de Fred Astaire no filme Núpcias Reais“, disse a revista Rolling Stone. Assim, o passo imortalizou Michael Jackson.
Veja o primeiro moonwalk, por volta de 03min38s:
O Michael Jackson cantor, impecável. O Michael Jackson dançarino, improvável. O Michael Jackson artista, inimitável. Todos são imortais. Agora, ele desliza no céu.
Para terminar, veja talvez o melhor moonwalk da história:
Deixe um comentário