Segundo informações do jornal britânico The Guardian, o teórico cultural Stuart Hall faleceu nesta segunda-feira (10) aos 82 anos de idade. A causa da morte ainda não foi divulgada. De acordo com o jornal, Hall passou por um transplante de rim e enfrentava problemas de saúde há muito tempo. Ele estava afastado da vida pública.
Hall nasceu na Jamaica, então colônia da Grã-Bretanha, e seguiu carreira acadêmica na Inglaterra. Lá, desenvolveu seus estudos na Universidade de Birmingham e Open University. Um dos mais influentes intelectuais britânicos, Hall se debruçou sobre os estudos culturais, sendo um dos pioneiros a discutir o “multiculturalismo” e os efeitos da globalização sobre a identidade de comunidades, como no livro “A identidade cultural na pós-modernidade”. Para Hall, a identidade de uma pessoa não se limita as suas raízes geográficas.
Hall também foi professor de sociologia e em 2013 tema de um documentário . Dirigido por John Akomfrah, “The Stuart Hall Project” utiliza imagens de arquivo das participações do sociólogo na TV e no rádio e faz um amplo retrato de sua vida, do seu pensamento e ativismo filosófico.
Veja o trailer do documentário “The Stuart Hall Project”:
Deixe um comentário