O artista plástico Ju Côrte Real morreu na tarde desta terça-feira, dia 5, vítima de um aneurisma, aos 63 anos de idade. De acordo com amigos do artista, Ju chegou a ser operado, mas não resistiu. Personagem da seção Digitais do site da Brasileiros, Ju é autor de grandes trabalhos da arte conceitual e arte digital.
Filho do ator, apresentador e humorista de grande sucesso da TV brasileira, Renato Côrte Real, e sobrinho de Roberto Côrte Real, jornalista respeitado na rádio e na TV, Ju nasceu em Campinas no ano de 1949. A intensa convivência com o meio cultural – e também da ciência, já que a mãe, dona Bizu, trabalhava no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) – fez surgir muito cedo a vocação de Ju para as artes plásticas. Com apenas 5 anos de idade, ele já mostrava talento e interesse por desenho, inclusive copiando insetos observados nos microscópios do museu.
Relembre a história de Ju Côrte Real no Digitais
Anos depois, Ju encontrou na arte conceitual seu caminho e chegou a fazer incursões na área de “mix media”, incorporando elementos de várias linhas das artes plásticas. Versátil, Ju ainda transformou sua casa/ateliê na zona sul da cidade de São Paulo em um verdadeiro polo cultural onde eram realizados saraus, onde misturava música, poesia e literatura.
O velório do artista acontece a partir das 22 horas desta terça no Cemitério Gethsemani, na Vila Sônia, em São Paulo. O enterro será às 10 horas desta quarta-feira, dia 6, na cidade natal do artista.
Deixe um comentário