Morreu neste domingo, aos 71 anos, o cantor e compositor americano Lou Reed.
No início de 2013, o músico foi submetido a um transplante de fígado. Embora o óbito tenha sido confirmado por seu agente britâncio ao jornal inglês The Guardian, até o momento não foi divulgada a causa de sua morte.
Reed foi um dos artistas mais influentes de sua geração e um dos mais ousados compositores do rock americano desde os anos 1960, quando liderou o Velvet Underground e lançou álbuns históricos como The Velvet Underground & Nico, White Light/White Heat e Loaded. Nos anos 1970, ao compor obras icônicas, como Transformer e Berlin, consolidou carreira autoral das mais expressivas, formando ao lado de Iggy Pop e David Bowie, espécie de santíssima trindade de um rock provocativo, assumidamente marginal.
O músico se apresentou no Brasil em três ocasiões. Na mais recente delas, em 2010 (antes, em 1996 e em 2000), veio a São Paulo defender o repertório do polêmico Metal Machine Music, e causou polêmica ao surpreender os desavisados, que esperavam um show repleto de clássicos, como Walk On The Wild Side, Satellite of Love e Sunday Morning, do Velvet Underground. A controversa última passagem de Lou Reed pelo Brasil foi resenhada pela Brasileiros. Confira.
Desde 1995, ele era casado com a compositora de vanguarda Laurie Anderson.
Deixe um comentário