Morre Maria Coussirat Camargo, viúva de Iberê Camargo

Faleceu na tarde desta terça-feira, 25, aos 98 anos, Maria Coussirat Camargo, viúva do artista brasileiro Iberê Camargo. Dona Maria morreu de causas naturais no Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS. 

Maria teve papel fundamental na construção e idealização da fundação que leva o nome do marido. Com sede na cidade de Porto Alegre, RS, a Fundação Iberê Camargo resgata e conserva a memória do artista, além de receber mostras de artistas consagrados. 

Segundo Fabio Coutinho, superintendente Cultural da instituição, Dona Maria exerceu um papel relevante no processo criativo de Iberê, além de ter catalogado todo o seu trabalho. Um ano após a morte do marido, em 1995, todas as obras de sua coleção pessoal foram por ela doadas à instituição. “Hoje, a Fundação Iberê Camargo se despede de sua instituidora com profundo pesar”, informou Fabio Coutinho m nota divulgada pela assessoria de imprensa do instituto. 

 “Dona Maria, como era carinhosamente chamada, nos deixa um grande exemplo de dedicação e companheirismo, e um legado de preservação da memória e da arte brasileira”, disse Felipe Dreyer de Avila Pozzebon, Diretor-Presidente da Fundação Iberê Camargo.

O velório acontece na tarde de hoje (26), a partir das 14h, no auditório da Fundação Iberê Camargo. O enterro será realizado amanhã, às 11h, no Cemitério Santa Casa.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.