Morre o escritor mexicano Carlos Fuentes

O escritor mexicano Carlos Fuentes morreu nesta terça-feira, dia 15, aos 83 anos, de complicações cardíacas. O anunciou partiu do presidente do país, Felipe Calderón, na sua conta do microblog Twitter. “Lamento profundamente o falecimento do nosso querido e admirado Carlos Fuentes, escritor mexicano e universal. Descanse em paz”.

Fuentes morreu em decorrência de complicações cardíacas num hospital da zona sul da Cidade do México, capital do país. Filho de um diplomata mexicano e nascido na Cidade do Panamá em 1928, o autor passou na sua infância por diversas cidades latino-americanas, incluindo o Rio de Janeiro. Ele voltou à terra de  seus pais como adolescente e aos 30 anos publicou seu primeiro romance, A Região Mais Transparente, em 1968

Entre ass obras mais famosas de Fuentes estão  morte de Artemio Cruz e Aura, ambas de1962, Terra Nostra, de 1975 e Gringo Velho, de 1985. Por seus trabalhos Carlos Fuentes recebeu, entre outros, o prêmio Rómulo Gallegos em 1977, o prêmio Cervantes, em 1987, o prêmio Príncipe de Asturias em 1994 e 2009 além da Ordem de Isabel a Católica, do governo espanhol.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.