Móveis, bardos e elefantes

img649

Contos de Shakespeare (Globo Livros)

Escrito em 1807 pelos irmãos Mary e Charles Lamb, Contos de Shakespeare transforma as peças do dramaturgo em prosa de poucas páginas. Cada uma vem acompanhada de bela ilustração. Na época, foram responsáveis por espalhar pelo mundo a fama do bardo, nascido há exatos 450 anos. Se a célebre passagem na varanda em Romeu e Julieta ocupa apenas alguns parágrafos sobre a beleza de Julieta e a ansiedade de Romeu, as frases famosas não ficaram de fora! Os leitores dos irmãos Lamb também vão conhecer a súplica da jovem para que seu amado rejeite o nome. Já o tão emblemático “ser ou não ser”, de Hamlet, dá lugar a uma extensa reflexão, também impregnada de questionamentos e ideias antagônicas, só que mais simples do que o monólogo. No fim, nada se perde, tudo se transforma. Para o bem dos leitores mais jovens.

Quando meu gato era pequeno (Estação Liberdade)

No livro que segue Meu Gato mais Tonto do Mundo, o autor e desenhista francês Gilles Bachelet conta a história da infância de seu gato, na verdade um elefantinho. O filhote logo se põe a explorar a nova casa, o que deixa seu dono muito satisfeito: ele quebra vasos, bagunça gavetas e importuna o peixe no aquário. Ao perceber que seu amiguinho estava melancólico, decide presenteá-lo com um bichinho de pelúcia, que o troca por uma simples cenoura. Afinal de contas, todos, até mesmo nossos animais de estimação, são muito mais do que aquilo que esperamos deles.

capa do livro


A Família Mobília (Cosac Naify)
capa do livro

O primeiro livro infantil da artista plástica Tatiana Blass não esconde seu passado. Em 2010, na 29a Bienal de Artes de São Paulo, ela encheu um piano de calda com parafina, dois anos depois criou o carro submerso na Galeria Millan, na capital paulista, e prendeu um tapete a um tear de onde saíam 200 mil metros de fios vermelhos que atravessavam as paredes e cobriam o jardim da Capela do Morumbi. Em A Família Mobília, ela conta a história de uma família de cadeiras, mesas, toalhas, abajures e móveis de toda sorte que estão presos a seus lugares dentro da casa para cumprir sua função. Com belos e coloridos desenhos, Tatiana traça a relação um pouco conturbada entre cada um desses móveis imóveis. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.