MP do Código Florestal recebeu 400 modificações

A secretaria da comissão mista, que analisa a medida provisória (MP) editada pela presidenta Dilma Rousseff sobre o novo Código Florestal, informou que os deputados e senadores integrantes da comissão já propuseram 400 emendas ao texto. As modificações tem o objetivo de sanar as lacunas deixadas no texto pelos vetos da presidenta. O prazo para apresentar emendas se encerra nesta segunda-feira, dia 4, às 20h30.

Nesta terça-feira, dia 5, a MP começa a ser analisada pelo Congresso Nacional. Sobre o novo texto, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-SP), afirmou que espera que o Congresso tenha bom senso e encontre “o ponto de equilíbrio”. “O texto do Senado é um texto de equilíbrio e eu acho que o bom senso vai justamente terminar com que se encontre esse ponto de equilíbrio que o Senado já tinha encontrado”, disse.

Entenda
O Diário Oficial da União publicou, no último dia 28,  os vetos da presidenta Dilma Rousseff à lei que dispõe sobre o novo Código Florestal Brasileiro. No mesmo dia, foi publicada a medida provisória que complementa o projeto e visa resolver as questões que ficaram pendentes com os vetos. A MP vale por 60 dias, podendo ser prorrogada por mais 60 dias. Dos 84 artigos da lei, foram vetados 12 artigos e introduzidas 32 modificações, 14 delas recuperando o texto do Senado que havia sido suprimido na passagem pela Câmara.

Com as modificações, o governo quer dar ao Código Florestal uma versão mais próxima a que foi aprovada no Senado e minimizar as alterações feitas pela bancada ruralista que abriam precedentes para anistiar os desmatadores, como o trecho que suprimiam a punição para quem desmatou após julho de 2008. “As diretrizes adotadas compreendem recompor texto do Senado e preservar acordos e respeitar o Congresso. Não anistiar o desmatador”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao apresentar as modificações no código.

Leia Mais
Coordenador Greenpeace diz veto parcial foi “insuficiente”
Novo Código obriga replantio de mata nativa nas margens dos rios
Dilma Rousseff veta 12 dos 84 artigos do Código Florestal
Temer anuncia veto parcial ao Código Florestal
Com Chico Bento, Maurício de Sousa entra na campanha do “Veta, Dilma”
Manifestação pede veto ao novo Código Florestal
O recado do Greenpeace
Ministra do Meio Ambiente engrossa coro do “Veta, Dilma”


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.