MPB em traje de gala

Consequência direta de um novo hábito dos consumidores, o download gratuito de MP3, a crise experimentada pela indústria fonográfica na última década fez com que as maiores gravadoras do País fugissem da queda livre de vendas, deixassem de apostar em álbuns de carreira e investissem cada vez mais em artistas de acento popular, embalados em subgêneros oportunistas (como o pagode romântico e o sertanejo universitário) e produtos infalíveis (CDs e DVDs ao vivo e/ou acústicos aos montes).

Se apostar em material inédito tem sido cada vez menos comum, resgatar a obra de grandes artistas em caixas de CDs, séries de relançamentos ou songbooks, parece algo inimaginável. Na contramão dessa ditadura do nivelamento por baixo, o selo Musickeria, criado por Luiz Calainho, Sergio Baeta e Afonso Carvalho – empresários com larga experiência em gravadoras potentes, como a Sony Music –, chega em momento oportuno e surge como um alento aos ouvidos mais sofisticados.

Além disso, o Musickeria propõe um novo modelo de realização de produtos culturais. Desenvolve projetos que podem ser viabilizados pela Lei Rouanet e conta com parceiros de peso (Petrobras e Itaú Cultural, entre eles), para lançar títulos requintados como a série Sambabook (corruptela de songbook), que pretende perpetuar partituras e arranjos dos maiores nomes do gênero musical brasileiro. A série foi inaugurada com uma caixa dedicada ao cantor e compositor João Nogueira, grande compositor, que ditou regras para sambistas de sucessivas gerações (como o próprio filho, o cantor Diogo Nogueira, que participou da realização do projeto).

O Sambabook de Nogueira é composto por um fichário com partituras destacáveis e um DVD (ou Blu Ray, opcional), com interpretações de Zeca Pagodinho, Djavan, Beth Carvalho, Marcelo D2, Lenine, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, entre outros. A caixa ainda inclui quatro CDs e um livro sobre a obra e vida do sambista, publicado em parceria com a Editora Casa da Palavra. Todos os itens também são vendidos separadamente. O DVD já superou a marca de cem mil cópias vendidas e foi, recentemente, laureado com um “DVD de Ouro”. Até o final de 2012, a série Sambabook lançará outro volume, dessa vez, dedicado ao cantor e compositor Martinho da Vila.

Em 2013, deverão chegar às lojas do País outros três projetos: os songbooks do espetáculo Rock in Rio – O Musical, o Rio Songbook, com canções que prestam homenagens à Cidade Maravilhosa e um DVD, que será gravado em janeiro, com a participação de Sergio Mendes, Roberto Menescal, Joyce e a cantora e pianista canadense Diana Krall, no lendário Carnegie Hall, em Nova York. O encontro será realizado em celebração aos 50 anos da histórica apresentação de João Gilberto, Tom Jobim e outros artistas brasileiros no mesmo palco, em 1962, que levou aos quatro cantos do mundo a bossa nova. Episódio emblemático, de um tempo em que artistas e indústria fonográfica serviam ao grande público “bim-boms” e ‘oh-ba-la-lás”, em vez de “tchus”, “tchás” e “tchê, tchê, reres”.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.