MPL volta às ruas no dia 14 de agosto contra ‘propinoduto tucano’

O Movimento Passe Livre (MPL), o Sindicato Metroviários de São Paulo e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto,  anunciaram, no final da semana passada, que no dia 14 de agosto voltarão às ruas para dar visibilidade e cobrar a apuração das denúncias de desvios de recursos públicos do Metrô paulistano e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no que ficou conhecido como ‘propinoduto tucano’.

Uma carta aberta com o horário e o local da manifestação vai circular na tarde de hoje, segundo comunicado do MPL. Procurado pela redação da Revista Brasileiros, o Movimento Passe Livre antecipou que a passeata acontecerá às 15h, no Vale do Anhangabaú. 

Na última semana, a revista IstoÉ publicou documentos inéditos e divulgou o depoimento de um ex-funcionário da multinacional alemã Siemens ao Ministério Público. Segundo a reportagem, o esquema montado por empresas da área de transporte sobre trilhos em SP para lucrar com licitações públicas durante os sucessivos governos do PSDB, nos últimos 20 anos, contou com a participação de autoridades e servidores públicos e abasteceu um ‘propinoduto’ milionário através do desvio de dinheiro das obras.

Segundo investigação feita pelo Ministério Público e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a estimativa é de que foram desviados cerca de R$425 milhões dos cofres públicos nos contratos para as obras do Metrô.

Leia também A luta por transporte público continua: contra os desvios no Metrô.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.