Muito além do discurso

Líder mundial em processamento de proteína animal e o maior grupo privado do País, a JBS foi fundada no começo dos anos 1950 pelo pecuarista José Batista Sobrinho (daí as iniciais JBS) que iniciou suas atividades comerciais com um pequeno açougue no interior de Goiás, em Anápolis. Se o empreendedorismo inato de Sobrinho foi o marco zero da surpreendente ascensão da empresa e da expansão dos negócios em países como Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México, China e Rússia, a manutenção e a superação das conquistas do grupo só foram possíveis com o comprometimento em atitudes pioneiras, como a defesa da preservação de nossos recursos naturais. Nesses dias em que uma onda de correção ambiental promove a retórica de muitos e a triste constatação da ação de poucos, a eficácia de uma das mais importantes campanhas da JBS – a transformação de óleo utilizado em cozinhas em biocombustível – foi atestada com o prêmio Ação Sustentável, da Associação Paulista de Supermercados (APAS), atribuído à JBS no encerramento do 27o Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, realizado pela entidade, entre 9 e 12 maio, em São Paulo.

Para chegar ao grande vencedor, a APAS avaliou ações socioambientais promovidas por empresas afiliadas à entidade, ao longo de 2010, estendendo sua análise a quesitos avaliáveis na própria feira, como os materiais empregados nos estandes e a contribuição com a coleta seletiva, chegando ao extremo de incluir até mesmo os materiais utilizados na composição dos brindes distribuídos para chegar a um veredicto. Durante os quatro dias de evento, por iniciativa da JBS, mais de 900 ℓ de óleo foram coletados em todos os estandes da feira. A exemplo da campanha anualmente desenvolvida pela empresa, a ação na feira teve apoio de dois experientes parceiros, as empresas Reciclagem, especializada em projetos sustentáveis, e a Óleo&Óleo, que concedeu diversos toneis de 50 ℓ para a coleta nos estandes.
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Esses 900 ℓ de óleo de cozinha podem parecer insignificantes, dado o elevado consumo de nossa população, mas vale ressaltar que a JBS foi laureada com o prêmio, por ter coletado ao longo de 2010 mais de 600 mil ℓ do produto, em residências do interior de São Paulo. Volume que, assim como os 900 ℓ da feira, foram encaminhados à usina de biodiesel da JBS, na cidade de Lins, interior de São Paulo, e transformados em combustível renovável. Nunca é demais lembrar que o óleo de cozinha é um dos produtos com maior efeito nocivo aos recursos hídricos. Um único litro é capaz de contaminar um milhão de litros de água e, como bem sabemos, a temerosa perspectiva de que, muito em breve, a água se tornará um recurso escasso e caro, depende, fundamentalmente, de ações de conscientização para não se tornar uma realidade.


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