Muito além do social na rede

Começou nesta segunda-feira (7) o Social Media Week, o maior evento mundial voltado para debates e entendimento do uso e poder das mídias sociais. Além da versão brasileira, que acontece no centro de convenções da FAAP, em São Paulo, o evento acontece simultaneamente nas cidades norte-americanas de São Francisco e Nova York, além de Roma, Paris, Londres, Toronto, Istambul e Hong Kong. [nggallery id=14050] A Brasileiros ou @rev_brasileiros (mais adequado para a ocasião) estará na FAAP durante toda a semana trazendo o melhor de algumas palestras do Social Media Week, que vai até sexta-feira (11).Para começar, a Social Media Week São Paulo abriu o dia com uma conversa muito relevante, principalmente para o brasileiro, que começa a perceber o real poder que está adquirindo no universo virtual. Empowerd or Not? discutiu se o fato de estarmos todos conectados nos dá realmente voz ativa, poder. Na mesa, Caio Túlio Costa, da MVLcom, Fábio Kadow, do Jogo de Negócios, Bruno Natal e Tiago Lins, do Queremos. A mediação ficou por conta de Helder Araújo, da Busk/TEDxSP.A importância do assunto era refletida na plateia, que não deixou uma só cadeira vazia. Teve até gente no chão! Outra iniciativa louvável da organização foi o telão que fica no auditório, retuitando todas as mensagens com a hash tag do evento (#smwsp). As reclamações também eram expostas, mostrando a democracia da iniciativa, a exemplo do que acontece na rede. A principal reclamação foi com a sala montada para quem não conseguiu lugar no auditório. Apesar de muito bela e high tech, o áudio falhava constantemente. Porém, nada que tenha comprometido o primeiro dia do Social Media Week São Paulo.Quando o papo começou, ficou claro qual era a mensagem que todos estavam tentando passar: o poder nas redes é uma consequência. O brasileiro está passando da adolescência para a maturidade no mundo virtual, e isso está evidente na repercussão que geramos na rede. Mas, como diriam os conselheiros de super-heróis, com todo grande poder vem uma grande responsabilidade.Na sequência, Paulo Farine, da Elos, Maurício Curi, da Educartis, e o bem humorado argentino Jorge Carcavallo Picho, da reunamos.com, foram chamados para discutir O Social nas Mídias Sociais. O debate tentou mostrar se é possível usar a rede para mobilizar a sociedade em prol de um mundo melhor. A mediação ficou por conta de Fernando Barreto, da Webcitizen. Felipe Fonseca, da MetaReciclagem, que estava confirmado na mesa, não compareceu por motivos particulares.Jorge Carcavallo Picho foi o primeiro a falar e logo disse que essa é justamente a questão principal do momento nas redes sociais. “Isso é possível, só precisamos arranjar maneiras para gerar essa mobilização”, analisou. Para ele, no momento, estamos vivendo uma sociedade esquizofrênica e individualista, apesar de termos todas as ferramentas para mudar essa realidade.Maurício Curi, um pouco menos otimista, contou que, hoje, em seu prédio, pegou elevador com prováveis vizinhos seus, e eles nem sequer se cumprimentaram. “Provavelmente, quando aquelas pessoas chegam em casa, elas têm centenas de amigos no Facebook, Orkut, Twitter, mas não conseguem se relacionar comigo”, observou. Ele fez uma analise antropológica da metodologia escolar no Brasil. “Nosso método de ensino é antissocial. As crianças, teoricamente, não podem conversar, tirando os 15 minutos de intervalo. Aquilo é uma loucura”. Muito sensato, ele terminou falando que nossa cultura é naturalmente de esconder problemas, que nos levar para frente.O jovem Paulo Farine contou um pouco sobre sua trajetória, saindo da pequena cidade de Palestina, interior de São Paulo, até o mundo das redes, onde tenta juntar pessoas na rede em torno de soluções para problemas locais. Sempre colaborativo, é claro. “O cavalo, quando nasce, com dificuldade consegue andar. O peixe já sai nadando. O ser humano não. Sozinho. ele morre”, comentou, inspirado sobre a necessidade natural que temos de nos relacionar.Nesta terça-feira (8), estaremos novamente na Social Media Week. Acompanhe o evento por meio de nosso Twitter (@rev_brasileiros). Para quem não conseguiu se cadastrar no evento, acompanhe tudo ao vivo aqui.

Além do Facebook


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