Museus modernos atraem mais visitantes em SP

“Quem vive de passado é museu”. O ditado popular pode até ser verdadeiros quando se fala do conteúdo exposto nos museus. No entanto, hoje em dia, não é possível mais ter somente um bom acervo. A forma como o conteúdo é oferecido está em primeiro lugar. Interatividade, conforto e entretenimento são três aspectos fundamentais para os museus atualmente. Somente assim é que esses espaços sobrevivem e atraem visitantes. Mas, cada vez mais os museus estão atentos para entrar na modernidade.

Em São Paulo, por exemplo, a fórmula de combinar interatividade, conforto e entretenimento tem sido seguida. O modelo é o Museu da Língua Portuguesa, no centro. Inaugurado em março de 2006, o espaço fica na revitalizada Estação da Luz e conta com modernas e confortáveis instalações. Recebe, todos os dias, 1.500 visitantes, recorde no segmento. Depois dele, outros vieram nos mesmos moldes.

Em 2008, o Museu do Futebol abriu as portas, no estádio do Pacaembu, e já ocupa o segundo lugar em visitas. Na quarta-feira (20), o Instituto Butantã inaugurou o Centro de Difusão Científica, um anexo do instituto de pesquisa com duas salas de exposições, cafeteria, livraria e um cinema 3D. Mais um espaço que segue o tripé interatividade, conforto e entretenimento. Há outros exemplos (clique no link abaixo para saber mais).

A adequação dos museus à modernidade é uma ótima notícia. Atrai público jovem, gera uma circulação de conhecimento e movimenta um segmento fundamental para a formação de um País.

Veja clipe do Museu do Futebol:

LINK RELACIONADO

Sobre a renovação dos museus em SP


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.