Itália, México e Inglaterra. Em um cenário muito infeliz, esses podem ser os times que completam o Grupo A da Copa do Mundo de 2014, que tem o Brasil como cabeça de chave. 10 títulos mundiais no mesmo grupo, cinco do Brasil (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), quatro da Itália (1934, 1938, 1982 e 2006) e um da Inglaterra (1966).
Nessa sexta-feira, 6 de dezembro, acontece o tão esperado sorteio que definirá os três primeiros confrontos do Brasil em busca do hexa. Sexta-feira os brasileiros começam, oficialmente, a torcer por sua seleção.
Apesar do medo de encarar gigantes já na fase de grupos, a história prova que isso pode não ser algo negativo, já que, em todas as cinco vezes que nos sagramos campeões, as pedreiras apareceram logo de cara.
Em 1958, no primeiro título brasileiro, os três adversários iniciais foram a fortíssima União Soviética, então campeã olímpica, a Inglaterra e a Áustria, terceira colocada na última Copa.
Quatro anos mais tarde, no bi, o Brasil cairia no grupo de Espanha, México e Tchecoslováquia, sendo que essa última seleção acabaria, mais tarde, perdendo para o Brasil na final dessa Copa por 3 a 1.
Em 1970, o grupo 3 era formado por Brasil, mais uma vez Tchecoslováquia, Romênia e a última campeã, a Inglaterra.
Em 1994, ano do tetra, a Canarinho teve grupo aparentemente simples, com Russia, Camarões, que na Copa anterior alcançara as quartas-de-final, até hoje melhor resultado de uma seleção africana na história, e Suécia. Vitória contra Camarões e Russia, empate surpreendente contra a Suécia. Nas fases posteriores, os suecos provaram que tinham uma das melhores gerações já produzidas e levaram a terceira colocação do torneio.
Em 2002 a história se repetiu, grupo tranquilo, com Costa Rica, China e Turquia…. Mas não uma Turquia qualquer, e sim a melhor Turquia de todos os tempos, que alcançou o bronze na mesma Copa.
Sendo assim, que venham os gigantes!
Deixe um comentário