O dia 25 de janeiro, aniversário de 460 anos de São Paulo, foi marcado por protestos. De um lado os manifestantes que, entre outras coisas, não concordam com a realização da Copa do Mundo no Brasil e o quanto isso vai significar em gastos para os cofres públicos, do outro a polícia, que mais uma vez reagiu com violência descabida e reprimiu os aglomeradores.
Em São Paulo a manifestação já era sabida. Desde muito tempo, um grande grupo de mais de duas mil pessoas se reunia na Avenida Paulista, na manhã de sábado, dia 25. No final da tarde, por volta das 17h, os manifestantes começaram a se locomover até o centro, onde, em algumas praças, como a Roosevelt, palcos haviam sido montados para a comemoração de aniversário da cidade.
146 pessoas foram detidas pela polícia acusadas de dano, apreensão de objetos irregulares, lesão corporal, resistência, porte de arma e de droga, dano qualificado e furto. Todos eles já foram liberados.
Um homem de 22 anos foi abordado por “atividade suspeita” e, segundo a polícia, reagiu ao ser preso sob posse de explosivos, atacando um dos policiais com um estilete. No confronto, o jovem acabou levando dois tiros dos policiais, um no torax e outro no pênis e perdeu um dos testículos. Seu estado é grave.
Deixe um comentário