A Artemisia tem como missão inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores. Fundada em 2004, seu papel é acelerar empresas que apresentam soluções para os problemas sociais do País. Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da entidade, seu alvo são startups com foco em baixa renda e impacto social positivo.
Felipe Cunha, da Tô Garantido
“A Tô Garantido é uma microsseguradora que visa um mercado ainda não atendido nesse segmento de proteção”, explica o proprietário Felipe Cunha. Criada em 2013, tem como parceiros as instituições financeiras BNP Paribas Cardif, Tempo, Caixa Seguros e Siggo. O negócio, diz o empreendedor, surgiu da vontade de criar uma empresa de impacto social no Brasil, que pudesse distribuir e vender seguros e microsseguros de alta qualidade a preços justos para as pessoas que nunca tiveram acesso a uma apólice.
“Sabemos que grande parte da população não é segurada e tem relutância (seja por desconforto ou desconfiança) de se comunicar diretamente com os bancos e corretores de seguros tradicionais.” Por isso, foi criada uma plataforma de linguagem simples e com processos rápidos e desburocratizados, a fim de poder distribuir seguros e produtos financeiros mais adequados em termos de custo e benefício à maior parte da população brasileira, as classes C e D. O negócio foi alavancado com
o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Endeavor, do Itaú e da Yunus and Youth, todos com foco no desenvolvimento de empreendedores sociais e em suporte a seus negócios. De acordo com Cunha, a aproximação com o público sem vivência em educação financeira se deu por meio de palestras e workshops, organizados pela Artemisia. “O produto mais conhecido é o de automóveis, que tem grande aceitação. Outros são mais difíceis de serem trabalhados, como o de vida e o residencial”, afirma o executivo. O preço médio de uma apólice, a depender do valor do bem segurado, varia de R$ 15,90 a R$ 99 mensais.
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