Encontros podem ser felizes, auspiciosos, marcantes e, claro, desastrosos. A mostra Brazilian Baroque Collection, dos designers Fernando e Humberto Campana, que integra o Festival de Cultura Brasileira e está sendo realizada em parceria com a Galleria O, de Roma, entra para a categoria dos mais felizes.
Até 23 de junho, o Palazzo Pamphili, sede da embaixada do Brasil em Roma, hospeda mesas disformes, desenhadas para o mais perfeito mármore Carrara, e lustres e luminárias imperfeitas, com figuras em bronze, formando uma textura dourada. Textura que de longe desperta a curiosidade e, de perto, arranca sorrisos. É um Neobarroco festivo.
O trabalho foi desenvolvido durante três meses, como conta Humberto Campana: “É uma obra site specific, feita especialmente para ocupar os espaços do Palazzo Pamphili”. Para realizá-lo, Fernando e Humberto Campana fizeram uma imersão rápida em Roma. Foram duas viagens neste ano, somadas ao imaginário construído por conta de outros “pulos” na Itália. “A ideia era usar materiais que fazem parte da realidade romana”, explica Humberto.
A inspiração para criar os objetos e os móveis – todos protótipos – foi captada em andanças pela cidade, nas pedras que constituem a Via Appia Antica, por exemplo. A estrada foi construída pelos romanos no século 312 a.C. para ligar Roma à região da Puglia e abrir as portas para o comércio com a Grécia e o Oriente. O desenho das pedras da famosa Via estão no desenho do tampo das mesas dos Campana, assim como a disposição e o volume das massas da Fontana dei Quattro Fiumi, no centro da Piazza Navona (onde está localizada a embaixada do Brasil, sede da mostra), podem ser encontrados nos longos castiçais criados pela dupla, colocados sugestivamente em cimas das mesas. No teto do espaço, afrescos de Pietro da Cortona. O resultado: um harmonioso encontro do barroco italiano com o design contemporâneo brasileiro.
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