O dia era 27 de julho de 2011. A Vila Belmiro recebia o que, com certeza, ficaria marcado como um dos melhores jogos do ano passado, não apenas pelo incrível resultado de 5 a 4 para o Flamengo em cima do Santos, mas mais pela pintura assinada pelo genial Neymar, o menino que devolveu a alegria e a malandragem ao futebol brasileiro.

Aos 25 minutos e 12 segundos do segundo tempo, Neymar recebe bola despretensiosa na lateral esquerda de seu ataque, domina e, com dois tapas rápidos, se livra de Willians e Léo Moura, ganha na velocidade de Renato Abreu, tabela com Borges e fica mano a mano com Ronaldo Angelim… Pobre Ronaldo Angelim, o cara errado na hora errada… Pensando bem, naquela situação, com Neymar de frente e espumando a caminho do gol, é difícil pensar em alguém capaz de para-lo. No jogo de cintura, Neymar entorta Angelim de tal maneira que o zagueiro fica completamente sem reação, uma espécie de drible da vaca 2.0. O resto do lance é secundário, mas sim, ele concretiza a pintura, da leve toque por cima do goleiro Felipe e balança as redes. É sempre bom narrar esse tipo de lance no presente. Jogadores vêm e vão, muitos marcam época e se tornam lendas, outros são logo esquecidos, mas gols como esse são atemporais, duram para sempre.

Na tarde do dia 9 de janeiro, a FIFA reconheceu esse gol como o mais belo da temporada passada e concedeu o Prêmio Puskas a Neymar, o primeiro dessa magnitude para um jogador em atividade no Brasil. Ao recebê-lo, o moleque sorridente ainda fez questão de se revelar fã incondicional de Messi e Rooney, autores das outras duas maravilhas que concorriam ao prêmio.

Venerado por torcedores santistas, respeitado e admirado pelos rivais, agora Neymar passa a ser, mais do que nunca, um dos jogadores mais cobiçados do planeta. Alguns dizem que ele é o sucessor do Rei Pelé, outros afirmam que ele irá destronar Messi, que na mesma premiação foi considerado pela terceira vez seguida o melhor jogador do ano, mas por lances como o praticado contra o Flamengo, fica claro que ele é simplesmente Neymar Júnior, o primeiro e o único.

ASSISTA AO GOLAÇO DE NEYMAR


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.