Nicolás Maduro é eleito presidente da Venezuela

Foto reprodução

O chavista Nicolás Maduro foi eleito presidente da Venezuela neste domingo, dia 14, em disputa apertada com o oposicionista Henrique Capriles. Na primeira vitória do chavismo sem Hugo Chávez, a Venezuela elegeu o ex-sindicalista, que venceu as eleições com menos de 1,6 pontos percentuais de diferença do segundo colocado. “Se ganho por um voto, ganhei”, disse Maduro no discurso da vitória.

Candidato da oposição, Capriles afirmou neste domingo, logo após a divulgação do resultado, que não reconhece a vitória de Maduro e que exige uma recontagem dos votos. Segundo dados CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Maduro conquistou 7.505.338 votos (50,66%) e Capriles 7.270.403 (49,07%). Os opositores questionavam os números dos CNE, pela primeira vez desde 2005.

A União Europeia, por meio de sua porta-voz, Maja Kocijancic, declarou que governo e oposição precisam aceitar o resultado do pleito. “Se o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) decidir fazer uma apuração, acreditamos que se faça rápido e com total transparência, especialmente à vista da margem extremamente estreita dos resultados.”


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.