Reservatórios têm primeiro aumento de nível no ano

Um relatório divulgado pela Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) nesta sexta-feira, dia 11, mostra que os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram ontem o primeiro aumento no nível do armazenamento de água desde o início de 2013. As informações são do portal G1.

As represas localizadas nestas regiões são responsáveis por 70% da geração de energia elétrica no Brasil. Segundo o relatório da NOS, as reservas estavam em 28,67% nesta quinta-feira, dia 10. O nível registrado representa a primeira alta no armazenamento desde o dia 1º de janeiro, quando o nível subiu de 28,8% (no dia 31 de dezembro) pra 28,9%.

Desde então, o nível havia caído até 28,3%, segundo registrado na quarta-feira, dia 9. O baixo nível nos reservatórios gerou temor de que o país pudesse passar por uma recessão de energia. O risco foi negado por Edison Lobão, ministro de Minas e Energia. A situação se deve a baixa incidência de chuvas registradas nos últimos meses.

Apesar do aumento no nível das represas do Sudeste e do Centro-Oeste, os reservatórios da região Nordeste – segundo maior gerador de energia do Brasil – continuam baixos. De acordo com a NOS, o nível caiu de 32,2% para 29,61% no período de 31 de dezembro a 10 de janeiro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.