“Acho que tudo que a gente faz na vida, tem que vir de dentro. Eu cozinho assim e, com certeza, vou escrever assim, baseado na minha vivência, minhas impressões e meus sentimentos.”. Assim, com personalidade, o chef Tsuyoshi Murakami, que comanda o renomado restaurante japonês Kinoshita, se apresenta para os nossos leitores, já que, a partir de janeiro de 2012, ele terá sua coluna mensal na Brasileiros, “Kappo Cuisine”.
O chef veio cedo para o Brasil, com 3 anos de idade e viveu 15 anos no Rio de Janeiro, onde juntou a milenar paciência e aplicação nipônica com o jogo de cintura carioca. Quando completou 18 anos, acabou caindo no mundo, foi descobrir e acrescentar outros sabores a sua vida. “Fiz 18 anos e não queria mais estudar, meu pai então me mandou ir aprender a cozinhar. Voltei para o Japão, fiquei um tempo lá trabalhando, depois segui para Nova York, onde trabalhei no Shabu Shabu e na sequencia trabalhei em um restaurante em Barcelona.”. Quando voltou ao Brasil, em 1995, Murakami ingressou no Kinoshita do bairro da Liberdade, cresceu junto com o restaurante e foi convidado por Marcelo Fernandes, empresário e fã incondicional de suas habilidades gastronômicas, a abrir a casa na Vila Nova Conceição, com o inédito conceito da Kappo Cuisine. “A Cozinha Kappo é essa coisa de estar fazendo tudo alí, interagindo com os clientes, mesclando e se alternando entre iguarias e pratos tradicionais bem apresentados, tudo na hora para que se mantenha 100% do frescor, do sabor, da textura… É uma viagem de sensações e, fazendo um paralelo, é o que eu tento quando escrevo também, procuro juntar tudo isso, o que eu sinto, o que eu transmito e assim provocar algo em quem está degustando, a comida ou o texto (risos)”.
Nesse vídeo (clique aqui), Murakami vai a Portugal para participar do “Porto Wine Tourism Forum” e mostra, na prática, o que é a sua Kappo Cuisine. Singular, como seus pratos, ele ainda embala bela interpretação de My Way, de Frank Sinatra, no final do vídeo, enquanto os convidados apreciam sua “experiência gastronômica”.
Experimente Tsuyoshi Murakami em nossas páginas a partir de janeiro!
Deixe um comentário