No “Dia do Nordestino”, Lula chama ofensas a região de “absurdas”

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Três dias depois das eleições de domingo (5), que determinaram o segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), e que motivaram ofensas contra nordestinos e nortistas pela expressiva votação de Dilma nas regiões, o presidente Lula afirmou, em entrevista por email ao site britânico BBC, que as críticas contra os habitantes da parte de cima do Brasil são absurdas.

“É um absurdo que o nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos”, disse. “Quem faz afirmações deste tipo, imagina o nordeste da década de 90 ou de antes, onde reinavam a fome, o desemprego e a falta de oportunidade. Por isso, muitos, como eu, tiveram que abandonar sua terra natal e migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida”, completou o ex-presidente.

Nesta quarta-feira (8), as manifestações nas redes sociais foram em prol do “Dia do Nordestino”, comemorado nesta data desde 2009 em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”. O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número de pessoas dessa região de todo o Brasil. Segundo os dados do IBGE, na capital paulista existem mais de 4 milhões de nordestinos.

Logo após a divulgação dos resultados da eleição presidencial, algumas ofensas a nordestinos – maior reduto eleitoral petista no País – passaram a ser compartilhadas nas redes sociais. A maior parte das mensagens foi republicada por um Tumblr (microblog) chamado “Esses nordestinos”, criado para divulgar as críticas.

Em uma das mensagens, uma usuária do Twitter com o nome de Gabriela postou uma das mensagens mais contundentes. “Nordestinos do c…. Estão com medo de perder o Bolsa-Família?”, publicou na noite de domingo (5). Ela bloqueou o acesso a sua conta, mas na tarde desta segunda-feira (6) ainda era possível visualizar a chuva de respostas em seu perfil no site. “Por que falar do Nordeste? Você é burra ou o que? Se liga no que digita, você também pode ir pra cadeia”, comentou uma. “Você reflete o que há de pior no nosso país, que é a intolerância”, disse outro usuário. Uma das mensagens, porém, apoiava a opinião compartilhada por ela. “Quem vota na Dilma são pessoas como minha vó e minha mãe: controladas pela mídia e que acham que está bom do jeito que está”, escreveu uma menina nomeada Beatriz na rede social.

Outro rapaz do Twitter, sem nome, também ofendeu os nordestinos de forma preconceituosa. “Só aqueles nordestinos malditos que votam na Dilma. Espero que nunca mais chova lá. Seca para sempre”, escreveu. Ele apagou a conta dele nesta segunda, também em meio a críticas.

O cirurgião dentista gaúcho Carlos Edilson Rocha postou, no entanto, uma das mensagens mais ofensivas depois do resultado da eleição. “Estes nordestinos em que mundo vivem? Quase 70% [dos votos] para Dilma. Tem que se f… mesmo. Vão carpir um lote!” comentou. Ele apagou a mensagem depois que o “Esses nordestinos” republicou, mas uma rápida pesquisa em seu perfil mostra comentários ofensivos a nordestinos e eleitores do PT.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.