O Rio de Janeiro é mundialmente famoso pela gigantesca festa que arma na Marquez de Sapucaí em época de Carnaval. Porém, quem conhece mesmo, sabe que a festa carioca não se faz lá. A festa de verdade não tem televisão e muito menos pontuação para os melhores e piores, a festa no Rio de Janeiro se faz nas ruas por todos, desde o mais humilde morro da cidade, descendo até a porta das mais pomposas coberturas do Leblon e de Ipanema.
Em época de Carnaval a praia vira coadjuvante na Cidade Maravilhosa, as vezes serve de pano de fundo para a farra, talvez seja até a condição para que o Rio tenha sido a cidade escolhida por milhões para virar o palco do maior Carnaval de rua do mundo, mas o fato é que a maioria, nessa época, não quer saber de sentar em baixo do guarda-sol e comer biscoito Globo, afinal, é Carnaval!
[nggallery id=16103]
Os turistas se confundem e se integram aos cariocas. No Carnaval, todo mundo é carioca. A fantasia é item necessário, alguns não se importam muito com isso, basta uma peruca ou uma gravatinha pra sair pulando pelas ruas. Outros levam a brincadeira mais a sério, parece que passaram o ano inteiro pensando na maneira perfeita de “homenagear” o Carnaval e, a sua maneira, receber a nota 10 no quesito alegoria, através de risos e mais risos dos outros foliões. Tem bebê de fralda, tem Cesar Cielo de sunga touca e óculos, com direito a mergulhos esporádicos em isopores de cerveja, tem Osama Bin Laden pulando ao som da Aurora, aquela que sempre no Carnaval tem sua sinceridade questionada.
Programação não é qualidade da maioria, muitos se deixam levar pelo entusiasmo e acabam formando sua folia em qualquer esquina, deixando os ouvidos bem atentos e seguindo o trajeto de cada batucada. As marchinhas são o carro chefe, mas no Carnaval do Rio tem espaço para tudo!
Sambar mesmo, não é todo mundo que samba, mas é todo mundo que tenta, todo mundo que pula, todo mundo que se diverte e todo mundo que beija! Isso tem muito! É o carioca com a paulista, é a goiana com o mineiro é a gaucha com o americano… Os beijos coroam e embelezam todas as esquinas da capital do Carnaval, e dão a certeza que a festa ta muito boa! Parafraseando o grande Martinho da Vila, outro que sabe e gosta muito da folia carioca, “No Rio de Janeiro todo mundo é bamba! todo mundo bebe, todo mundo samba!”
Deixe um comentário