Foto Reprodução
Os noruegueses não se calaram diante da violência das palavras e ações de Anders Behring Breivik durante o julgamento que ocorre em Oslo. O ultradireitista que matou 77 pessoas no país no ano passado foi obrigado a ouvir as vozes de cerca de 40 mil noruegueses cantando “Filhos do Arco-Íris”, canção criticada por ele, nas proximidades do tribunal em que está sendo julgado nesta quinta-feira, 26.
A canção que fala sobre uma sociedade multicultural foi alvo de críticas de Anders que afirmou querer “proteger” a sociedade norueguesa de propaganda marxista, segundo ele, presente na letra da música.
A manifestação – que ocorreu também em várias cidades do país – foi a resposta da sociedade norueguesa que quer reafirmar seu caráter tolerante. “Somos nós quem vencemos”, afirmou o cantor folk Lillebjoern Nilsen, que puxou o canto.
Entenda o caso
Anders Behring Breivik deixou um carro-bomba no centro de Oslo no dia 22 de julho de 2011, matando oito pessoas e em seguida matou a tiros 69 pessoas, a maioria adolescentes, que participavam de um acampamento do Partido Trabalhista em uma ilha próxima à capital.
De acordo com a agência EFE, o ultradireitista alegou que praticou o massacre para tentavam mudar a política de imigração do governo do Partido Trabalhista e evitar uma guerra civil no futuro.
Deixe um comentário