Depois de vender suas obras a US$60 nas ruas de Nova York, e ninguém ter acreditado que eram verdadeiros (veja o vídeo), Banksy resolveu provocar o McDonalds. A nova instalação traz um gigante Ronald McDonald com seus sapatos de palhaço sendo engraxados por um garoto. A crítica do polêmico artista se concentra no fato de como a imagem impecável de grandes megacorporações só se sustentam com o árduo trabalho de seus funcionários.
A instalação começou a circular na quarta-feira (16), pelas calçadas da cidade, mas claro, mais precisamente na frente de diferentes unidades da rede McDonalds na hora do almoço. A ação chamada Shoe Shine (Sapato Brilhante) integra o mais recente projeto de Banksy, o Better Out Than In, que se concentra em Nova York.
No final de semana passado, em Nova York, o artista de rua britânico chamou a atenção de pessoas na rua ao fazer circular na traseira de um caminhão uma série de bichos de pelúcia de vacas, galinhas, porcos e ovelhas. O objetivo da instalação móvel, intitulada, The Sirens of the Lambs, algo como As Sirenes das Ovelhas e em referência ao título original do filme O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs) era chamar a atenção para os maus tratos em que animais são submetidos quando transportados para abatedouros. Os animais emitiam sons estridentes enquanto circulavam pelo distrito dos açougues de Nova York.
Deixe um comentário