Novas mídias em debate

Começou nesta terça-feira (5) a 4ª edição do maior evento voltado para a comunicação da América Latina, o MaxiMídia, no Hotel Sheraton, em São Paulo. Além de oferecer diversos seminários, principalmente sobre o marketing inserido em nossa recente realidade virtual, a programação também conta com uma bem montada feira de comunicação com cerca de 40 expositores, entre os quais a Brasileiros. O evento conta também com a entrega do Prêmio MaxiMídia/Grupo RBS, que coroa os cases de maior sucesso de nossa publicidade no último ano. [nggallery id=14170] A Brasileiros marcou presença no primeiro dia do MaxiMídia 2010 e acompanhou duas esclarecedoras palestras sobre as adaptações que as marcas serão obrigadas a sofrer caso queiram se estabelecer no novo mundo das redes digitais e da rápida informação.LEIA TAMBÉM:
O que é marca afinal?
Como usar a poderosa ferramenta chamada publicidade?Na primeira delas, quem assumiu o microfone foi Keith Kelsen, CEO da 5th Screen e autor do livro Desvendando o Poder da Digital Signage – Conteúdos e Estratégias para a 5ª Tela. O assunto em debate não poderia ser outro se não o Digital Signage ou digital out of home (digital fora de casa). O conceito pode parecer complexo, mas, explicado por Kelsen, tudo se esclarece.O americano resume a ideia da 5ª tela de forma simples. A 1ª tela foi o cinema, a 2ª veio com a televisão, a terceira surgiu com a internet e a quarta é a mobile. Para o especialista, a 5ª tela vem crescendo cada vez mais por um simples e vital motivo: o consumidor não vai atrás dela, é ela quem chega ao consumidor.Esse tipo de estratégia pode ser vista em outdoors digitais, shoppings, aeroportos, academias e outros lugares com grande número de frequentadores, seja em um ponto de espera, um ponto de venda ou um ponto de trânsito.Para ilustrar o apelo que esse veículo pode ter, Kelsen disse que em pesquisa realizada nos EUA, ficou constatado que pelo menos 70% do povo americano tinha visto ao menos uma propaganda por meio do DOOH (Digital Out Of Home) no último mês, número maior que usuários da rede de relacionamentos Facebook ou que a quantidade de pessoas que mandam mensagens de texto via celular. Kelsen afirmou, por meio de números, como pode ser persuasivo esse tipo de estratégia, muito presente nos EUA, e ainda pouco explorada no Brasil.No seminário seguinte, o assunto em pauta também foi um canal de enorme potencial para o meio publicitário, porém, ainda pouco explorado da maneira adequada: as redes sociais.Juliana Sawaia, do Ibope Mídia, apresentou para o público a palestra Many-to-Many, o Fenômeno das Redes Sociais no Brasil, e o serviço Buzz Metrics, que literalmente disseca todos os hábitos do brasileiro nas redes. Ela começou falando da velocidade com que as transformações acontecem no planeta. “Antes era High School Musical, agora é Justin Bieber, antes era Senhor dos Aneis, agora é Avatar. Acho que se Central do Brasil fosse de agora, Fernanda Montenegro com certeza não estaria escrevendo uma carta”, brincou ela, sobre o filme que retomou o cinema nacional, em 1998.Segundo a pesquisa, ficou constatado que 60% dos brasileiros usam algum tipo de rede social e pelo menos três vezes ao dia. A campeã ainda é o Orkut, que tem a preferência de 91% dos brasileiros nas redes. A segunda posição é praticamente dividida por Facebook e Twitter, com 14% e 13%, respectivamente. Juliana ainda lembrou da necessidade da inclusão social dos menos favorecidos em nosso País, já que 56% da classe D e E faria parte de alguma rede caso essa possibilidade fosse viável.Sobre os costumes dos usuários nas redes, ela diz que a mídia ainda é tratada como “pracinha de cidades interioranas”. “Os usuários querem, principalmente, encontrar seus amigos e trocar informações. A marca, para atingir essas pessoas, precisa se tornar mais um amigo”, revelou, para encerrar a produtiva conversa.O MaxiMídia 2010 vai até o dia 7 de outubro e, nesta quarta-feira (6), além de palestras que começam às 10h e vão até as 18h, acontecerá a entrega do Prêmio MaxiMídia/Grupo RBS.Para saber mais, acesse o site do evento aqui.

Revolução à vista?


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