O adeus de Paulo Vanzolini

 

Paulo Vanzolini, no documentário 'Um Homem de Moral', de Ricardo Dias – Divulgação

Gênio da música e da zoologia, Paulo Vanzolini morreu neste domingo, dia 28, aos 89 anos – vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia –, deixando um grande legado para as ciências e para o samba brasileiro.

O compositor estava internado desde a noite da última quinta-feira, dia 25, data de seu aniversário, na UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo.  Velório e enterro, fechados para a família, serão realizados nesta segunda-feira, respectivamente no próprio hospital e no Cemitério da Consolação.

Autor de clássicos como “Ronda”, “Volta por Cima” e “Praça Clóvis”, Vanzolini foi um dos ícones do samba paulistano, tendo sido interpretado por grandes nomes como Chico Buarque, Maria Bethânia e Paulinho da Viola.

Como zoólogo, ativo até o fim da vida, foi um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Pelos trabalhos realizados como cientista, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e premiado pela Fundação Guggenheim, em Nova York.


Comentários

Uma resposta para “O adeus de Paulo Vanzolini”

  1. Avatar de Alzira Palavicini
    Alzira Palavicini

    Como moradora vizinha do Museu de zoologia, pude por algumas vezes falar com o P.Vanzolini.., tinha por ele o grande admiração.
    De caráter forte,amável com os jovens,contestador e amigo dos amigos.
    A anos não tinha noticias dele….hoje é um dia pra se lembrar… Faço um brinde a ele.Vá descansar em Paz e até um dia.
    Alzira Palavicini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.