O calendário chinês surgiu, segundo a tradição, por volta do ano 2.637 a.C, com a introdução de cinco ciclos de 12 anos, regidos por cinco elementos (água, madeira, fogo, metal e terra) e 12 animais.
De acordo com uma lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para um banquete de Ano Novo, mas apenas 12 compareceram. Primeiro, chegou o Rato (ou Camundongo), depois o Boi (Búfalo e Vaca, na Tailândia), o Tigre (Pantera, na Mongólia), o Coelho (Gato, na Tailândia ), o Dragão (Crocodilo, na Pérsia), a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia ), o Cavalo, a Cabra, o Bode (Carneiro), o Galo ou a Galinha, o Macaco, o Cão e, por último, o Porco (Javali). Como forma de demonstrar sua gratidão, Buda atribuiu um ano a cada animal, cujas características emprestam um significado para os acontecimentos do período que regem.
O Ano Novo chinês – 4710 ou 2012 no calendário ocidental – é o Ano do Dragão, que representa o 5o ano no ciclo de 12 anos do zodíaco chinês. Governado pelo elemento água, cor preta, polaridade yang, teve início em 23 de janeiro 2012 e vai até 9 de fevereiro de 2013. O elemento água ressalta as lideranças, as inovações, a sensibilidade às necessidades dos outros e a diplomacia. O Dragão de Água é o mais pacífico de todos os dragões e age com sabedoria e parcimônia, diferentemente dos dragões dos outros elementos.
Na cultura oriental, o Dragão tem o corpo semelhante ao de uma serpente, mas com quatro patas, que podem ter três, quatro ou cinco garras em cada uma. A imagem, apesar de frequentemente ameaçadora, não está relacionada ao mal. Ao contrário, o Dragão é considerado o símbolo de proteção e riqueza. Entre todos os signos chineses, é o mais forte e poderoso e representa vitalidade, entusiasmo, orgulho, extravagância e ideais elevados.
Também está ligado à figura do imperador e é associado à felicidade e à boa sorte, com sonhos grandiosos, ambiciosos e audazes. Dragão não admite contestação e tende a intimidar aqueles que ousam desafiá-lo. Apesar de seu temperamento forte, pode ser um aliado, desde que se respeitem as suas regras.
Os orientais consideram que este é um ano auspicioso, ótimo para casar, ter filhos ou começar um negócio. É também um bom ano para os que possuem metas definidas, conhecimento, força de vontade e bom senso, sendo um ano de poder e dinheiro. Ótimo momento para colocar em prática projetos. Mas, para ter sucesso, será necessário focar metas e seguir um bom planejamento. O espírito indomável do Dragão tornará tudo muito amplo em nossas vidas, com energia e vitalidade borbulhantes.
Entretanto, esse também é um momento de moderar o entusiasmo exagerado e pensar duas vezes antes se lançar em algo grandioso. O sucesso e as falhas serão ampliados da mesma maneira – o Dragão não é muito prudente, para ele é tudo ou nada.
O Dragão Água é um grande visionário e negociador. A influência dele em 2012 aumentará a probabilidade de sucesso em temas como a proteção ambiental e o uso de recursos hídricos.
Os anos do Dragão são de realizações, mas também podem ser marcados pelo medo e atos violentos da natureza, como tsunamis, terremotos e erupções vulcânicas. As agitações e mudanças no cenário político também estarão acontecendo. Haverá excesso de autoritarismo e fanatismo, mas também a possibilidades de criação de mecanismos de paz.
Deixe um comentário