Sarah Menezes é o nome da primeira medalha dourada do Brasil em Londres, a primeira de ouro também do judô feminino brasileiro na história olímpica.
Na final do judô feminino até 48kg, a brasileira teve pela frente a romena Alina Dumitru, então campeão olímpica e número 1 do ranking da categoria e, naturalmente, a favorita ao bi-olímpico. Não para Sarah Menezes. A judoca brasileira foi mais agressiva durante todo o confronto, aplicou um ponto no meio da luta e, faltando poucos segundos para o ouro, atacou novamente e aplicou um wazare, golpe apenas menos valioso que o ippon, o nocaute do judô. Ouro para o Brasil!
Esse foi o primeiro ouro brasileiro na Olimpíada de Londres, porém, não foi a primeira medalha. Um pouco mais cedo, Felipe Kitadai, que faz 23 anos de idade nesse sábado, dia 28 de julho, ganhou seu presente, a medalha de bronze. O brasileiro foi derrotado na primeira luta da categoria até 60kg e acabou, através da repescagem, conquistando o direito de disputar o bronze contra o italiano Elio Verde. Foi uma luta dura, vencida por Kitadai apenas no golden score (morte súbita) após encaixar um yuko.
Com as duas medalhas desse sábado o judô superou a vela e se tornou a modalidade que mais rendeu medalhas para o Brasil, são 17 do judô contra 16 da vela.
Deixe um comentário